Cultura & Lazer Titulo Cinema
Observando
a vida alemã

Mostra temática explora os altos e baixos da
Alemanha contemporânea por meio do cinema

Por Luís Felipe Soares
05/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um panorama sobre a Alemanha contemporânea por meio do universo audiovisual é trazido à tona no Grande ABC. Diferentes pontos entre Santo André e São Bernardo abrem espaço para a observação em torno de variados temas que envolvem o país entre o fim do século 20 e as primeiras etapas das era pós-anos 2000. Todo esse cenário movimenta as ações da Mostra Encontro Com o Cinema Alemão, que começa hoje e segue com atividades gratuitas até dia 28. As atrações são recomendadas para maiores de 16 anos.

O projeto foi montado pela rede Sesc e desembarca na região graças à parceria com Pró-Reitoria de Extensão da UFABC (Universidade Federal do ABC) e com a Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. Sua programação já passou por pontos em Natal (Rio Grande do Norte), Caruaru (Pernambuco) e São Luís (Maranhão), além de ainda estar em cartaz em unidades do Sesc espalhadas pela Capital (www.sescsp.org.br).

A ideia da mostra temática é utilizar os filmes para que o público possa observar mudanças artísticas e humanas do país homenageado. Não ficam de fora produções que colocam em cena assuntos como o drama local após a Segunda Guerra Mundial, a unificação dos lados oriental e ocidental após o fim da Guerra Fria e o crescimento local no começo do século 21.

Antes de iniciar a maratona de sessões, a Casa da Palavra, em Santo André, recebe hoje, a partir das 19h, palestra especial sobre esse novo cinema alemão ministrada pelo professor doutor André Fenili, da UFABC, responsável por organizar uma mostra cinematográfica mensal na instituição. “Esse cinema é mais voltado para discussões sobre o humano, o relacionamento entre as pessoas e a desmitificação da história. É mais engajado politicamente também”, explica o cinéfilo. Em sua atividade, também com entrada franca, ele pretende pincelar aspectos gerais do projeto.

Fenili aproveita a mostra para ressaltar a importância de atrações como essa para os espectadores comuns acostumados a obras com conteúdo pouco desafiador. “Filmes como esses nunca ganharão briga com o cinemão norte-americano ou com as estúpidas comédias brasileiras. Não sei se o publico brasileiro em geral e, principalmente, o jovem de hoje estão preparados para assistir a este tipo de material. As pessoas não conseguem mais pensar nem sentir.”

Dez filmes foram selecionados. As exibições estão agendadas para ocorrer na Casa da Palavra e no campi de Santo André e de São Bernardo da UFABC (veja a programação completa no quadro ao lado).

Entre os destaques do acervo montado está Adeus, Lênin! (2003), do Wolfgang Becker, vencedor na categoria de melhor filme do European Film Awards. O longa-metragem acompanha o esforço feito pelo jovem Alexander (Daniel Brühl) para que sua mãe, acordada após coma de oito meses, não sofra com as mudanças ocorrida durante a queda do Muro de Berlim no período. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;