Setecidades Titulo Manifestação
Protesto de ciclistas pede segurança no trânsito
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
25/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 50 ciclistas promoveram manifestação nas proximidades do Paço Municipal de São Bernardo no início da noite de ontem. Os integrantes do grupo trajavam camisetas brancas e empunhavam flores de papel. O protesto foi motivado pela morte de Rafael Ramazzotti, 28 anos, que foi atropelado no início do mês.

No último dia 4, Rafael e a namorada pedalavam no meio fio da Avenida Pereira Barreto, ao lado do Shopping Metrópole, quando o casal foi atingido por um ônibus que descia em alta velocidade pela Avenida Getúlio Vargas. O ciclista faleceu e, em sua memória, uma bicicleta branca foi amarrada ao poste que fica no local do acidente. Após o ato, manifestantes acenderam velas, depositaram flores e fizeram orações pelo companheiro de ciclismo.

O gerente administrativo Marcelo Ramazzoti Costa, 40, irmão da vítima, afirmou que a família pretende processar a empresa de ônibus assim que sair o resultado do laudo do acidente. "Talvez eu ainda não viva para assistir o dia em que as leis de trânsito serão respeitadas. Se existissem ciclofaixas e ciclovias na cidade, a vida do meu irmão e de muitos outros ciclistas seria poupada. Infelizmente, os governantes pensam muito mais no que vão perder do que nos benefícios que poderiam ser oferecidos para a população", desabafou.

O ato em homenagem a Rafael foi organizado pelo operador de máquinas José Nivaldo Pereira, 38, ao lado de integrantes dos grupos Lesmas Lerdas e ABCD Bikers.

"Durante a manifestação foi possível perceber a grande falta de respeito por parte dos motoristas em relação aos ciclistas. Mas eles não são culpados. Muitos não sabiam que estávamos em manifestação. Nosso objetivo é poder sensibilizar os cidadãos para esse tipo de ocorrência e, assim, evitar mais acidentes entre pessoas que optaram por enfrentar o trânsito de bicicleta", afirma Nivaldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;