Setecidades Titulo
Presépio: tradição com aval do papa
Por Adriana Gomes
Do Diário do Grande ABC
18/12/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Os religiosos adoram montá-lo, as crianças se encantam com as figuras e o Papa Bento XVI abençoa. Os presépios talvez sejam a mais genuína e universal representação do Natal, data que há décadas vem sendo um tanto estigmatizada por outras manifestações bem mais comerciais e desprovidas de conteúdo espiritual. Embora Papai Noel vença com larga vantagem quando o assunto é o tema preferido para decorações alusivas ao nascimento de Jesus Cristo, ainda há muitas famílias que fazem questão de montar presépios, utilizando elementos tradicionais ou ousando com caracterizações alternativas. Mas, sempre buscando retratar o momento mágico do nascimento do representante máximo dos cristãos.

“O presépio é uma bela e sólida tradição. Montá-lo em casa é, talvez, uma forma simples, mas eficaz de manifestar a fé e transmiti-la aos filhos”, disse o papa recentemente, ao condenar o que chama de “contaminação comercial” do Natal.

No Grande ABC, muitas paróquias e famílias fazem coro com o papa Bento XVI e mostram montagens dos mais diversos tipos. Entre os destaques, o presépio social idealizado pela comunidade que freqüenta a Igreja Maria de Nazaré, no Jardim Silvina, periferia de São Bernardo. A atração – considerada uma das mais bonitas da região – tem o objetivo de arrecadar alimentos para as famílias carentes do bairro, por meio do pedido de, no mínimo, 1kg de alimento a cada um dos visitantes. O presépio está montado na rua Araújo Viana, 230. O horário para visitação é das 9h às 11h e das 14h às 16h30, de segunda-feira a sábado.

Bis – Algumas montagens fazem sucesso e os responsáveis não se constrangem em repeti-la ano a ano. É o caso do presépio de fibra com cinco personagens em tamanho real (altura de humanos), colocado na praça do Carmo, no Centro de Santo André. Os organizadores, da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), montaram o cenário no local pelo 4º ano consecutivo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;