Economia Titulo
Financial Times destaca visita de O'Neill ao Brasil
Do Diário OnLine
06/08/2002 | 11:03
Compartilhar notícia


A crise brasileira continua recebendo atenção especial na imprensa internacional, principalmente com a visita do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O'Neill, ao país. O jornal britânico Financial Times em sua edição desta segunda-feira que o secretário e o governo brasileiro "aparentemente apararam" suas diferenças nesta segunda.

O diário financeiro britânico também trata do tema em sua coluna Lex, afirmando que o empréstimo de US$ 1,5 bilhão concedido pelos Estados Unidos ao Uruguai não é nada se comparado ao dano que o secretário do Tesouro causou ao Brasil na semana passada.

Segundo o jornal, a moeda brasileira poderá se beneficiar com o apoio ao Uruguai se ele sugerir que a administração de George W. Bush não se opõe de uma forma dogmática à operações de socorro financeiro internacionais.

"Essa mensagem poderia ser reforçada com o apoio financeiro adicional, via FMI, para escorar o Brasil ao longo das eleições de outubro, com os laços amarrados ao próximo presidente", disse o FT.

"Embora exista um risco de que o futuro líder venha a não cumprir com o programa do FMI, um colapso financeiro do Brasil representa um grande risco para a economia global." Segundo o jornal, a América Latina dificilmente suportaria uma crise mais aguda no Brasil, especialmente com o México sofrendo com a queda do comércio mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;