Internacional Titulo
Irã: exigências européias causarão o fracasso da reunião nuclear
Da AFP
18/12/2005 | 14:41
Compartilhar notícia


Algumas "exigências exorbitantes" poderão causar o fracasso das negociações de 21 de dezembro entre Irã e o grupo europeu, integrado pela França, Alemanha e Grã-Bretanha, afirmou neste domingo o ministro de Relações Exteriores iraniano, Hamid Reza Asefi.

"O sucesso da próxima reunião depende da atitude dos europeus e de que não apresentem exigências exorbitantes", disse ele à imprensa.

"Os debates vão tratar sobre a forma de reconhecer os direitos do Irã de enriquecer urânio", acrescentou.

O Irã reivindica o direito de enriquecer urânio em seu território com vistas à fabricação de combustível nuclear para suas futuras centrais nucleares, mas Europa e Estados Unidos desconfiam que o Irã tem a intenção da fabricar armas atômicas.

"As negociações serão retomadas em 21 de dezembro e realizadas sem condições prévias", disse, por sua vez, Alí Larijani, dirigente iraniano encarregado do caso nuclear, citado pela agência oficial Irna.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;