Automóveis Titulo
Alunos da FEI desenvolvem novo conceito de moto
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
21/12/2005 | 09:13
Compartilhar notícia


Como projeto de conclusão do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana), os alunos Daniel Reketis, Marcos de Santos Souza, Richard Schwabe e Rogério Santos Souza desenvolveram a Safety Motorcycle.

O veículo, uma moto com cinto de segurança, banco com encosto de cabeça, pára-brisa e freios dianteiro e traseiro com acionamento único, surgiu da preocupação em minimizar os efeitos de um acidente de trânsito, além de tornar a moto um meio de locomoção mais confortável.

“O projeto durou aproximadamente um ano e meio para ser desenvolvido e, a partir de agora, se alguma empresa se interessar, estamos abertos para negociações”, brinca o futuro engenheiro Richard Schwabe.

Segundo Schwabe, o principal objetivo do projeto era oferecer uma tecnologia nova. Depois de buscar informações na internet, o grupo tinha em mãos a matéria-prima para concretizar a Safety Motorcycle: dados sobre acidentes com motocicletas, número de mortes e valores gastos em despesas com acidentes.

“O mercado de motocicletas está em plena expansão. Em conseqüência disso, os acidentes também aumentam e, até o momento, nenhum dispositivo foi inventado para reverter este quadro”, explica.

A Safety Motorcycle possui partida elétrica e freios a disco com acionamento único para a traseira e dianteira, além de ABS como opcional. O reservatório de combustível tem capacidade para 12 litros e a velocidade máxima atingida é de 120 km/h. A moto comporta um ocupante.

“Realizamos diversas pesquisas de opinião e o principal motivo pelo qual uma pessoa não adquire uma moto é a questão da falta de segurança. Com a Safety Motorcycle é possível que muitos mudem de idéia”, avalia Schwabe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;