Cultura & Lazer Titulo
França terá exposiçao sobre Marcel Proust
Por Do Diário do Grande ABC
06/12/1999 | 12:28
Compartilhar notícia


A Biblioteca Nacional da França (BNF) escolheu a maior figura da literatura francesa do século para passar ao ano 2000, organizando uma exposiçao sobre Marcel Proust. Esta mostra, a mais importante já realizada sobre o escritor, poderá ser vista até 6 de fevereiro de 2000 e é acompanhada pela publicaçao de numerosos livros sobre a vida e a obra do genial escritor.

Esta viagem pelo universo proustiano, organizado com a colaboraçao do Museu d'Orsay, compreende 350 peças, entre as quais uma centena de pinturas.

Ao longo das cinco partes em que se divide a exposiçao, a cultura familiar, a cultura artística, a cultura do tempo, as figuras do criador e os manuscritos, o visitante vai descobrindo as múltiplas influências que alimentaram a sensibilidade do autor de ``Em busca do tempo perdido'. ``Proust tinha gostos muito diversos e uma capacidade de assimilaçao impressionante', explica Florence Callu, comissária geral da exposiçao, intitulada ``Marcel Proust, a escrita e as artes'. Explicou que ``foi um espírito aberto, que podia ao mesmo tempo veneral Sarah Bernhardt e aprecisar o teatro de bulevar e o music-hall', acrescenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;