Sua Saúde Titulo
Cisto renal

É uma dilatação (bolsa) envolta por membrana...

Por Leo Kahn
04/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


É uma dilatação (bolsa) envolta por membrana que forma uma cavidade ou tecido do corpo, possuindo em seu interior líquido e/ou ar. Se tiver pus, chamamos de abscesso.

Os cistos podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, menores que três centímetros. Dependendo do número de cistos, pode ser definido se o paciente é portador de cistos renais isolados ou de doença chamada rins policísticos. 

Os fatores responsáveis pela formação dos cistos podem ser hereditários ou adquiridos. Desenvolvem-se em razão do aumento da pressão dentro do rim, aumento do gradiente das soluções salinas que banham o nefron ou obstruções de graus variados, que ocorrem em qualquer lugar do nefron. 

Sua classificação é chamada de Bosniak e vai de I a IV:
- Bosniak I é o cisto renal simples e benigno.
- Bosniak II também é um cisto renal benigno, mas com septos e discretas calcificações que podem ser confundidas ao ultrassom.
- Bosniak III são cistos com paredes grossas, vários septos e material denso no interior. Pode ser um câncer, mas também um cisto que sangrou ou infeccionou. Pede investigação.
- Bosniak VI são  cistos com características de câncer.

Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza que não há complicações ou alterações nas suas características

Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem, ou por meio de cirurgia.

Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados, uma vez que mais de 80% deles são cânceres.

Sinais e Sintomas:

Geralmente são assintomáticos e, pelo tamanho reduzido, poucas vezes são palpáveis ao exame físico e quase sempre são descobertos em exames de rotina. Nos exames laboratoriais, podem ser encontrados sinais de infecção urinária, hematúria e dificuldades para concentrar a urina.

A maior parte dos diagnósticos é feita por ultrassom solicitado por queixa não urológica. Se os critérios no ultrassom permitem informar que o cisto é simples (Bosniak I), não é necessária nenhuma investigação. A biopsia deve ser realizada nos casos em que ou ultrassom é duvidoso, a fim de detectar calcificações ou septos, ou ainda se múltiplos septos estiverem agrupados e possam mascarar  carcinoma subjacente.

SAIBA MAIS:

- O cisto renal não vira câncer. 

- A maioria dos cistos simples acompanha a pessoa por toda a vida sem causar nenhum problema médico.

- Ele é tão comum que, em pessoas acima de 60 anos, é considerado normal ter até quatro cistos em cada rim.

- A doença renal policística se inicia em adultos jovens e se caracteriza pelo progressivo aparecimento de dezenas de cistos ao longo da vida. É considerada uma doença e deve ser seguida de perto por um nefrologista. 

- Uma das causas dos cistos adquiridos é a insuficiência renal crônica. 

- A incidência em pacientes renais aumenta com o número de anos de insuficiência. Na insuficiência renal, quando a creatinina é de 3 mg, 20% dos pacientes têm cistos renais. Quando é superior a 3mg, 30% dos pacientes são afetados.

- Alguns cânceres podem ser parecidos com cistos, por isso, serem erroneamente diagnosticados como tal. Se necessário, procure o médico Nefrologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;