Política Titulo
Visita de Lula à região vira comício
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
03/12/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


A agenda positiva elaborada para a 17ª visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Grande ABC terminou em clima de comício, no lançamento da pedra fundamental da UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André. Essa é a primeira vez que Lula vem à região após a cassação do mandato de José Dirceu, mas, em nenhum momento, o assunto foi citado. Além do presidente, o destaque da agenda foi a aclamação e as homenagens ao deputado federal Luiz Carlos da Silva (PT), Professor Luizinho, que encabeçou a luta pela universidade e também enfrenta processo de perda do mandato.

Os discursos do presidente na região enfatizaram os dados da área da Educação, principalmente a de nível superior, como a criação de quatro universidades (ABC, Dourados, Recôncavo Baiano e Pampas). Lula também se preocupou, como fez pouco antes para empresários em São paulo, em minimizar a queda recentemente apontada no PIB.

Nos dois eventos que participou em Santo André, Lula foi acompanhado pelo prefeito João Avamileno, dos ministros Luiz Marinho (Trabalho), Hélio Costa (Comunicações), o senador Aloizio Mercadante (PT) e da bancada de parlamentares petistas do Grande ABC: os federais professor Luizinho e vicente Paulo da Silva, Vicentinho, além de Jamil Murad (PC do B), e os estaduais Ana do Carmo, Donisete Braga, Mário Reali e Vanderlei Siraque. A tropa de choque foi engrossada na UFABC com o ministro da Educação, Fernando Haddad, diversos sindicalistas e uma platéia com cerca de 700 aliados do governo.

Pirelli – Com uma hora de atraso, Lula chegou a Santo André de helicóptero, pousando na área do projeto Cidade Pirelli para inaugurar o call center da TIM Brasil. Fez uma visita tumultuada entre os atendentes da operadora de celular e constatou que a maioria é de jovens em seu primeiro emprego. Foi o gancho que precisava para um discurso não programado diante de executivos da italiana Telecom e da Pirelli. “Após conseguir entrar no mercado de trabalho, agora esses jovens vão querer continuar os estudos na universidade”, disse.

Diante dos executivos, Lula aproveitou para cobrar dos deputados a aprovação imediata do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “Ou a gente vai perder mais um ano a oportunidade de melhorar a qualidade do ensino básico”, alertou.

O discurso com feitos na Educação nos últimos 30 meses se repetiu no terreno onde será instalada a UFABC. Sempre com muitos aplausos, o presidente criticou a progressão continuada, medida pedagógica adotada pelo governo do Estado de São Paulo. Da mesma forma como aconteceu quando subiu ao palanque, Lula deixou o local sob o coro de diversos slogans de campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;