Cíntia Bortotto Titulo
Lidando com as Diferenças

Um dos desafios constantes de um líder no ambiente corporativo é o de saber lidar com as diferenças. Na maior parte do tempo

Cíntia Bortotto
30/08/2010 | 00:00
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Um dos desafios constantes de um líder no ambiente corporativo é o de saber lidar com as diferenças. Na maior parte do tempo, relacionamo-nos com pessoas com crenças, valores e opiniões diferentes das nossas, mesmo que não em tudo, mas pelo menos em parte. Saber entender este tipo de situação, respeitando, ouvindo e falando de forma não ofensiva ajuda muito nos relacionamentos e consequentemente no trabalho. Reuniões, às vezes, são palcos de divergências. Quando você para e observa, descobre que o pano de fundo da discussão não é o trabalho, mas sim valores e opiniões pessoais. O que era para ser prático, conciso e eficiente, torna-se uma longa reunião de esgrima intelectual.

Como fazer para não entrar nessa? Ter consciência daquilo em que você crê, tanto pessoalmente como profissionalmente, e saber qual o momento correto para falar e a hora de ficar calado pode lhe ajudar a demonstrar sua maturidade profissional e sua habilidade em conviver com as diferenças.

Se alguém lhe incomoda, tente entender por quê isso acontece. Assim, fica mais fácil de falar quando for dar um feedback para as pessoas. Se realmente tiver consistência o desajuste do comportamento do outro, fique tranquilo, que os outros também perceberão. Agora, se for algo que o incomoda porque você tem alguma coisa mal resolvida, provavelmente não incomodará as outras pessoas. Lidar com pessoas inadequadas ou os "chatos de plantão" requer apenas paciência, pois, de maneira natural, eles serão expulsos do grupo já que o comportamento costuma incomodar muitas pessoas.

QUESTÕES PESSOAIS

Assuntos pessoais são pessoais, e neste ínterim ninguém tem nada a ver com o que você pensa e como encaminha sua vida. Mas é claro que as pessoas reparam em como você endereça estas questões. Isso funciona exatamente de acordo com os padrões morais de qualquer sociedade. É benquisto aquilo que é socialmente aceito. Para se dar bem, seja sempre discreto e divida informações de sua vida pessoal apenas com quem pode ouvir, somente com quem confia e sabe lhe respeitar. Para os demais do ambiente corporativo, o que importa é sua qualificação profissional e sua postura diante dos problemas e embates daquele meio.

Outro ponto importante é lembrar que muito do que você escolhe na sua vida pessoal demonstra características suas que também aparecem na sua vida profissional. De toda a forma, para lidar com as diferenças, é importante ter autoconhecimento, a mente aberta e respeitar o outro, sempre dando uma chance para ele mostrar algo que tem de bom.

DIFERENTES?

Os portadores de deficiência devem ser tratados como todos os outros, afinal, inclusão quer dizer que ele será visto sob a mesma ótica dos demais, tendo oportunidades de desenvolver seu trabalho, ter carreira, ter feedbacks positivos e feedbacks sobre pontos que devem ser melhorados. Muitos no ambiente corporativo acham que não se pode falar sobre os pontos que o portador de deficiência deve melhorar. Na verdade,você de fato inclui quando o trata como um igual em tudo. Tenho uma portadora de deficiência que trabalha em minha equipe e ela é tão boa ou melhor do que outros que já passaram na mesmo posição. Ela é comprometida e eficiente, mas também erra às vezes. E o fato de podermos falar sobre isso me aproxima dela e faz com que eu possa dar feedbacks para que ela continue melhorando. Do ponto de vista físico, tivemos de fazer algumas adaptações, que valeram muito a pena para tê-la conosco. Vê-la trabalhando com tanto afinco, vencendo as limitações, faz com que todo dia eu olhe para as minhas limitações e tenha mais forças para trabalhar as diferenças.

VANTAGENS

Saber lidar com as diferenças torna o profissional mais completo, mas humilde. Ele sabe que seu sucesso depende também dos outros. Ninguém se faz sozinho. Mostrar tolerância para opiniões e valores diferentes mostra que você sabe aproveitar o que de melhor cada um tem em prol do trabalho. Saber admitir que alguém é melhor que você em determinada habilidade, mostra sua capacidade de percepção, autoconhecimento e, principalmente, a auto-estima preservada para ver que nem sempre você tem de ser melhor em tudo para ser ouvido e admirado profissionalmente. Às vezes, ver que o outro tem de melhor em determinado ponto e pedir ajuda para aquela parte do trabalho pode tornar o resultado final melhor e sua capacidade de relacionamento pode se ampliar. Siga confiante e boa sorte!




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