Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 2 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Acordo une protestantes e católicos no governo irlândes


Do Diário do Grande ABC

02/12/1999 | 10:37


Com o intuito de trazer a paz, os governos da Gra-Bretanha e da Irlanda converteram em lei, nesta quinta-feira, o chamado Acordo da Sexta-Feira Santa. O acordo permitirá que católicos e protestantes, velhos antagonistas na Irlanda do Norte, governem em conjunto esta regiao marcada pela guerra.

Altos funcionários britânicos e irlandeses assinaram documentos confirmando o acordo. A Irlanda fez emendas constitucionais para desistir de uma reivindicaçao territorial sobre a Irlanda do Norte. Dessa forma, um novo governo de protestantes e católicos deve realizar sua primeira reuniao nas próximas horas, em Belfast. ''Foi algo fácil de dizer, mas difícil de concretizar``, disse o ministro das Relaçoes Exteriores da Irlanda, David Andrews. ''Mas juntos conseguimos grandes coisas e este é um dia inesquecível``.

Andrews pediu às 120 autoridades reunidas que recordassem as 3.600 pessoas que morreram na Irlanda do Norte, Inglaterra e na República Irlandesa devido as últimas três décadas de conflito no território do norte, governado pelos britânicos.

O Exército Republicano Irlandês prometeu designar um representante, nesta quinta-feira, ante uma comissao com sede em Belfast encarregada de assegurar o desarmamento, até maio, de todos os grupos clandestinos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;