Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 10 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Acordo une protestantes e católicos no governo irlândes


Do Diário do Grande ABC

02/12/1999 | 10:37


Com o intuito de trazer a paz, os governos da Gra-Bretanha e da Irlanda converteram em lei, nesta quinta-feira, o chamado Acordo da Sexta-Feira Santa. O acordo permitirá que católicos e protestantes, velhos antagonistas na Irlanda do Norte, governem em conjunto esta regiao marcada pela guerra.

Altos funcionários britânicos e irlandeses assinaram documentos confirmando o acordo. A Irlanda fez emendas constitucionais para desistir de uma reivindicaçao territorial sobre a Irlanda do Norte. Dessa forma, um novo governo de protestantes e católicos deve realizar sua primeira reuniao nas próximas horas, em Belfast. ''Foi algo fácil de dizer, mas difícil de concretizar``, disse o ministro das Relaçoes Exteriores da Irlanda, David Andrews. ''Mas juntos conseguimos grandes coisas e este é um dia inesquecível``.

Andrews pediu às 120 autoridades reunidas que recordassem as 3.600 pessoas que morreram na Irlanda do Norte, Inglaterra e na República Irlandesa devido as últimas três décadas de conflito no território do norte, governado pelos britânicos.

O Exército Republicano Irlandês prometeu designar um representante, nesta quinta-feira, ante uma comissao com sede em Belfast encarregada de assegurar o desarmamento, até maio, de todos os grupos clandestinos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;