Internacional Titulo
Maioria deve se abster em plebiscito na França neste domingo
Por Do Diário do Grande ABC
23/09/2000 | 14:12
Compartilhar notícia


Quarenta milhoes de eleitores foram convocados a comparecer às urnas neste domingo, na França, para votar em um plebiscito sobre a reduçao do mandato presidencial se sete para cinco anos. A maioria deles deverá se abster, segundo as pesquisas divulgadas desde o início da campanha.

Os franceses decidirao se poem fim ao mandato de sete anos, instaurado há 127 anos. O desinteresse dos franceses pela consulta se deve por um lado ao tema, considerado muito institucional, e também pela ausência de discordância entre esquerda e direita sobre o assunto.

O presidente da França, Jacques Chirac, partidário do mandato de cinco anos desde junho passado, e o primeiro-ministro, Lionel Jospin, que apóia a reduçao há mais tempo, sao os promovedores da reforma, que voltou a ser proposta em maio passado pelo ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing.

Os resultados oficiais da consulta popular deste domingo serao divulgados na próxima quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;