Memória Titulo
"Santo André livre terra querida..."

"Memória" de hoje merece copiar os versos famosos do Hino de Santo André, da letra do professor José do Amaral Wagner para a música...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Memória" de hoje merece copiar os versos famosos do Hino de Santo André, da letra do professor José do Amaral Wagner para a música do professor Luís Carlos de Castro. Porque esta foto sintetiza toda a história da cidade, um presente que ganhamos de Nelson Manias, natural de Santo André. Estamos no Largo da Estátua, provavelmente no tempo da Segunda Guerra Mundial.

A grande reta é a sequência das Ruas Luiz Pinto Flaquer e Coronel Fernando Prestes apontando para os lados da então chamada Vila de São Bernardo. Santo André agora era a sede geral do município e São Bernardo apenas sede de distrito - ela que fora, até 1938, sede do Grande ABC.

Política administrativa de lado, o que vale é a imagem com o casario levantado a partir da virada do século 19 para o século 20. Com o destaque do primeiro salão que serviu ao Cine-Teatro Carlos Gomes, de 1912, hoje localizado na Rua Senador Flaquer.

Vejam os carros estacionados e o caminhãozinho em direção a São Bernardo. Observem o soldado que passa, solitário - daí porque imaginamos que fosse no tempo da guerra. Bem ao centro o pedestal com o busto de José Luiz Flaquer, o senador Flaquer, inaugurado em 1º de maio de 1932.

O muro interliga a Luiz Pinto Flaquer (em primeiro plano) com a Rua Coronel Oliveira Lima, a mais comercial das vias públicas da cidade 60 ou 70 anos atrás e ainda hoje, agora com o calçadão.

Das várias gerações de andreenses - e moradores do Grande ABC - todos têm muitas histórias a recordar deste cenário. Afinal, quem morava em São Bernardo, em Mauá, em Ribeirão Pires, em Rio Grande (da Serra), em Utinga ou Capuava, e mesmo em São Caetano, acostumou-se a pegar ônibus ou trem para fazer compras na Oliveira Lima e suas vias próximas. Dizia-se: em Santo André é mais barato.

Em relação à foto, as Lojas Americanas demorariam alguns anos mais a chegar, como atração a mais do comércio andreense. E naquele tempo, o Primeiro de Maio ainda tinha sede em plena Oliveira Lima.

Almanaque

João Carlos Raposo Resende

Nascimento: Santo André, 5 de agosto de 1954.

Vereador: 1997 a 2008.

Partidos: PMDB - PSDB - PV - PP.

Filho do ex-vereador João Raposo Resende Filho, com atuação na área abrangida por vilas como a América, Guaraciaba, Homero Thon, Humaitá, Guarani e Progresso.

Osvaldo Vieira de Moura

Nascimento: Simplício Mendes (PI), 5 de agosto de 1935.

Vereador: 1993 a 2004.

Partidos: PMDB.

Mudou-se para Santo André em 1958. Fixou-se no Parque Novo Oratório. Trabalhou na Ford. Hoje é corretor de imóveis.

Rapaziada do Rudge

Renato Müller, Ricardo (lavanderia), Roberto (bode), Roberto (Branco), Roberto Chiavone, Ronaldo (pozinho), Rubens Souza, Rui Campoi, Serafim e Sérgio (Cereja).

Homens maduros hoje, eles são os jovens dos anos 1960 em Rudge Ramos, com seus reencontros periódicos e uma alegria muito grande de reviver os tempos de juventude em Rudge Ramos, São Bernardo.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

A vida é um pomar que precisa de cuidados especiais para produzir. Importante que o terreno seja limpo e as árvores adubadas. E não esperar que os frutos amadureçam e caiam, bicados por passarinhos. Os melhores são colhidos no pé.

Também é preciso trabalho e suor para buscar novos horizontes, não se contentar com o terreno ao redor. Jamais esperar o cavalo passar, é necessário ir atrás, correr. Nada se consegue com acomodação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 5 de agosto de 1979

Manchete - Caminhoneiros rejeitam os 21%. Greve pode deixar Grande São Paulo sem transportes.

Diadema - Estado entregará quatro novas escolas em 1980: Vila Nogueira, Jardim Sapopemba, Jardim Santa Luzia ou Jardim ABC e Parque Reid.

Incêndio - Dois ônibus foram destruídos ontem pelo fogo que começou no setor de borracharia da empresa Viripisa, em Ribeirão Pires.

Especial - Jornalista Zeilton de Oliveira focaliza os quatro meses do Comitê Brasileiro pela Anistia, regional ABC, presidido por João Batista Silva.

Imprensa - Começa a circular o jornal mensal "Informação/Resumo Jovem", dirigido pelos professores Paolo Gambogi e Paulo Roberto de Francisco e editado pelo jornalista Edison Motta.

EM 5 DE AGOSTO DE...

1909 - Kazys Palivanas (Casemiro) nasce na Lituânia. Ele foi pioneiro no Recreio da Borda do Campo, em Santo André.

- José Luiz Flaquer, de São Bernardo, é indicado delegado do Partido Republicano.

1959 - Alunos da Escola Industrial Júlio de Mesquita, de Santo André, deflagram greve por melhores condições de ensino.

HOJE

Dia de Bom Jesus, padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas do Grande ABC.

Dia Nacional da Saúde.

SANTOS DO DIA

Afra, Cassiano, Emídio e Osvaldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;