Setecidades Titulo Coluna Memória
Fragmentos. O milagroso São Vicente. União compra a Fazenda São Caetano. Sistema viário em frangalhos.

E mais: General Motors abre as portas para convescote; uma fábrica produzia pregos ponta de Paris: estamos na Semana São Caetano 2022...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/07/2022 | 06:04
Compartilhar notícia


Vila Gerty era capoeira para caçar nhambu e preá”.
Cf. A Gazeta, 28 de julho de 1968, recorte guardado pelo historiador Wanderley dos Santos e integrante do acervo cedido pela família ao Banco de Dados do Diário.


Dos guardados de Wanderley dos Santos, notícias de várias épocas.

UMA ORAÇÃO
“Clementíssimo Jesus, que suscitastes na vossa Igreja, na pessoa do Bem-Aventurado Vicente, um apóstolo da vossa ardentíssima caridade, espalhai o mesmo ardor de caridade sobre vossos servos, para que por vosso amor deem com a melhor vontade aos pobres o que possuem, demais ainda, se deem a si mesmos”.

NOTA – Vicente Rodrigues Vieira, o Vicente São Curandeiro, possuía chácara no antigo bairro da Saúde, na divisa com Santo André. Ali recebia romeiros de várias cidades, estados e países em busca de cura. Pode ser chamado de o primeiro relações públicas de São Caetano.

HISTÓRIA
Por escritura pública, de 5 de julho de 1877, no tabelião Elias de Oliveira Machado, livro de notas 86, fls. 172, a fazenda de São Caetano, com as fazendas de São Bernardo e Jurubatuba, foi vendida à Fazenda Nacional, pelo preço de 16 contos de réis.

Fonte: do livro então em preparo de José Homem de Bittencourt, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, cf. A Gazeta, edição de 4-8-1956.

SISTEMA VIÁRIO
Urgem a retificação do Tamanduateí e a construção da Avenida Marginal. Cada vez piores as comunicações entre a Capital e São Caetano, Santo André e São Bernardo.
Cf. A Gazeta, 21-5-1952.

CONVESCOTE
São Caetano do Sul comemora hoje o seu 79º aniversário com convescote no interior da General Motors, aberto às famílias de seus empregados.
Fonte: A Gazeta, 28-7-1956.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Da estatística industrial do Estado de São Paulo referente a 1936, outras firmas que funcionavam em São Caetano.

Metalúrgica Nestor de Góes – ferro laminado em vergalhões.
Pedro Giorgi – artefatos de metal.
Antonio Barile & Filhos – artigos para mesa e cozinha em metal.
Cuccato & Garbelotto – conserto de automóveis e caminhos à Rua Santa Catarina
Sant’Anna Souza & Cia – pregos ponta de Paris

Divulgação: Maria Claudia Ferreira, do blog “Santo André Ontem e Hoje”.

Crédito da ilustração 1 – Acervo: Wanderley dos Santos

URBANISMO. À beira do Tamanduateí, Vila Prosperidade: foi de São Caetano, passou a Santo André, retornou à velha casa


REVOLUÇÃO DE 32

 

16º dia: 24 de julho
A ação das forças constitucionalistas na Frente Norte.
Feriado em São Paulo prorrogado por três dias.
Cf. manchete e notícia do “Estadão”, 25-7-1932.

São Bernardo
Os escoteiros recebem diariamente instruções adequadas à ocasião e domingo próximo (24-7-1932), depois de receber os seus uniformes, farão demonstração de socorro de urgência.

Os escoteiros, desde o início da revolução têm posto os seus préstimos à disposição da Cruz Azul (da Vila de São Bernardo).

Cf. notícia remetida ao jornal “O Município”, semanário local, e aos jornais paulistanos.


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Terça-feira, 25 de julho de 1972 – ano XV, edição 1902

MANCHETE – Bernardi será candidato.
A convenção para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e à vereança do partido da Arena em Mauá, marcada para 30 de julho (de 1972) deverá indicar Élio Bernardi para a sucessão de Américo Perrella.

ESPORTES – Mercedes-Benz constrói ginásio de esportes em Diadema.


RIO GRANDE DA SERRA
2002 – Em 22 de julho, uma segunda-feira, começava o VII Congresso de História do Grande ABC. Foi um dos mais agradáveis realizados na região.

Rio Grande da Serra não possuía o seu Teatro Municipal. O congresso realizou-se na Rua José Maria de Figueiredo, sob tendas, com palco e um telão que focalizava as riquezas da cidade: suas trilhas, suas matas, suas flores, sua água, sua pedreira.

Um dos painéis – “Caminhos Culturais do ABC” – reuniu pensadores da região: Dalila Teles Veras, Milton Andrade, Antonio Possidonio, Alexandre Takara e José Bonifácio de Carvalho.


HOJE
Dia do Motorista
Dia do Escritor: data instituída em 1960 pela União Brasileira de Escritores

SANTOS DO DIA
Tiago de Zebedeu. Ou Giacomo II Maggiore
Cristóvão. Padroeiro dos Motoristas.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Águas de São Pedro, elevado a município quando se separa de São Pedro.
Do Dia de São Cristóvão aniversariam 35 cidades brasileiras, a maioria do Paraná, como Alto Piquiri, Barbosa Ferraz e

Falecimentos 

Santo André

Waldomiro da Silva, 92. Natural de Santa Cruz das Palmeiras (São Paulo). Residia na Vila Palmares, em Santo André. Dia 21. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Odília de Souza Nunes, 89. Natural de São Simão (São Paulo). Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Dia 19. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Olga Leme Pizarro, 89. Natural de Campinas (São Paulo). Residia na Vila Scarpelli, em Santo André. Dia 19. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Yaeko Hapakeyama, 98. Natural do Japão. Residia no bairro Anchieta, em São Bernardo. Dia 20. Vale da Paz.

Francisca Vieira de Souza, 97. Natural de Sousa (Paraiba). Residia no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Dia 20. Cemitério Primavera, em Guarulhos (São Paulo).

São Caetano

Juliana Vido da Silva, 87. Natural de Sertãozinho (São Paulo). Residia no bairro Santa Maria, em São Caetano. Dia 19. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Idevanir Calixto Pinto, 74. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano. Dia 19, em Diadema. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

José Alves da Silva, 78. Natural do Estado de Pernambuco. Residia no Parque Reid, em Diadema. Dia 16. Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes (São Paulo).

Mauá

José Carlos Moreira, 58. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Alpina. Dia 15, em Diadema. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Ed Inácio dos Santos, 63. Natural de Oswaldo Cruz (São Paulo). Residia no bairro Represa, em Ribeirão Pires. Dia 10. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;