Política Titulo Ex-parlamentar
Vereadores ligados ao MBL na região planejam ter o apoio de Arthur do Val

Márcio Colombo, de Santo André, será candidato a federal, e Glauco Braido, de São Bernardo, a estadual; ambos querem ter o ex-parlamentar na campanha

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
25/04/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Vereadores integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) do Grande ABC –Márcio Colombo (PSDB), por Santo André e Glauco Braido (PSD), por São Bernardo – esperam receber apoio do ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (União Brasil), uma das principais lideranças do grupo durante a eleição de outubro. Na região, Colombo é pré-candidato a deputado federal, enquanto Braido visa cadeira na Assembleia. 

Colombo pretende contar com o apoio do ex-parlamentar, a quem chama de “amigo” e que renunciou após se envolver em escândalo envolvendo áudios sexistas no peíodo em que esteve na Guerra da Ucrânia, e que chegou a dizer que “as ucranianas são fáceis porque são pobres.” A Comissão de Ética da Assembleia aprovou o pedido de cassação do mandato, mas antes da votação no plenário, renunciou. 

“Antes de mais nada, Arthur é um amigo pessoal e eu não nego o apoio político dele. Eu não abandono meus amigos”, declarou o parlamentar andreense. 

Em 2020, Arthur participou ativamente da campanha de Colombo, chegando a realizar caminhada polêmica na Rua Oliveira Lima, na cidade. À época, o ex-deputado chegou a causar tumulto na atividade política.“O trabalho de Arthur não se resume às suas falas. Tudo que ele representa, com seus quase 500 mil votos a deputado estadual, todo ativismo contra o privilégio, afinal, tudo que ele representou como parlamentar é um exemplo”, afirmou Colombo.

Com a explosão da crise, Arthur retirou sua pré-candidatura a governador e também deixou o Podemos, partido em que iria concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, dando palanque, na ocasião, para até aquele momento pré-candidatura presidencial de Sergio Moro, que também foi para o União Brasil mas sem chances de disputar o Planalto. O episódio também respingou em integrantes do MBL, que passaram, então, a ter de explicar as atitudes do integrante do movimento.

Glauco Braido também demonstrou disposição em contar com a colaboração daquele que era considerado, até então, a principal estrela do MBL. Mas o parlamentar de São Bernardo ponderou que ainda é cedo para saber se Arthur irá emprestar sua imagem para outras candidaturas. “Eu tenho ligação com Arthur e foi ele quem me colocou na política, mas ainda é cedo para saber se ele, depois desse processo, vai apoiar. Temos de aprender com os erros, sem ter vergonha e bola para frente.”

Além de Arthur, Glauco Braido pretende mobilizar boa parte dos colegas do MBL, incluindo o átual deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil). 

Também irá, na campanha, falar dos escândalos envolvendo a administração do prefeito Orlando Morando (PSDB). “Vou aguardar as informações do Ministério Público sobre os desdobramentos da delação premiada que implica o prefeito no recebimento de propina, pois acho importante uma oposição propositiva como a minha na cidade caso os indícios se comprovem.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;