Setecidades Titulo Alimentação
Santo André retoma dia 1º o programa Merenda Legal

Iniciativa envia aos familiares cardápio servido na escola com atenção aos valores nutricionais

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
29/10/2021 | 05:58
Compartilhar notícia
Helber Aggio/ PMSA


Com a volta das aulas presenciais a partir do dia 1º, a Prefeitura de Santo André retoma o programa Merenda Legal, que possibilita aos responsáveis pelos estudantes da rede municipal receberem, via Whatsapp, a composição das refeições que o aluno fará na escola. A iniciativa da Secretaria de Educação e da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) visa oferecer cardápio de qualidade, destacando os valores nutricionais, de forma transparente. A expectativa é que sejam servidas mais de 60 mil refeições por dia nas escolas da rede municipal.

“O Merenda Legal garante transparência e segurança para os pais dos nossos alunos. Uma maneira de acompanhar o cardápio servido nas escolas, de maneira organizada e antecipada”, destacou o prefeito Paulo Serra (PSDB).
Os responsáveis terão acesso às informações pelo aplicativo de mensagens ou no site da Prefeitura. Além disso, o cardápio será fixado nas cozinhas das escolas e disponibilizado para a comunidade escolar. As referências nutricionais são baseadas na Organização das Nações Unidas para agricultura e Alimentação, 2004; e as referências de carboidrato, proteína e lipídio são de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, 2004 e 2007.

Para o superintendente da Craisa, Reinaldo Messias, é fundamental estimular bons hábitos alimentares desde cedo. “Nestes meus quatro anos e oito meses à frente da Craisa, a missão foi oferecer cada vez mais qualidade na merenda contribuindo na formação educacional e alimentar das crianças na escola. Um próximo passo é levar essa educação alimentar para a casa destes alunos, incluindo a participação dos pais com acompanhamento de profissionais da rede”.

As refeições nas creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) incluem desjejum, almoço para as turmas da manhã e da tarde, e lanche da tarde. De acordo com a Prefeitura, até os três anos, os alunos não têm contato com açúcar na rede municipal. “O leite que oferecemos é adoçado com banana, beterraba, uva passa e cacau, trazendo grandes benefícios para os pequenos”, completa Messias.

A administração municipal realiza ainda ações com foco no combate ao sobrepeso e à obesidade das crianças da rede, como o Programa de Alimentação Escolar, que tem como meta fornecer alimentação saudável, adequada, variada e segura, respeitando a cultura, a faixa etária e garantindo a segurança alimentar e nutricional dos alunos durante o período de permanência na escola. Um dos diferenciais da iniciativa é o atendimento aos alunos com necessidades nutricionais específicas, como os que apresentam doença celíaca, diabete, alergias, obesidade, intolerâncias, dentre outras. Estes estudantes recebem alimentos produzidos especialmente para atender suas necessidades. Até antes da pandemia, cerca de 1.800 alunos com restrições médicas receberam alimentação especial.

MERENDA EM CASA

Durante a pandemia e sem a possibilidade de oferecer merenda nas escolas, a Prefeitura de Santo André criou o programa Merenda em Casa em março de 2020. A ação da Secretaria de Educação, Craisa e Fundo Social de Solidariedade distribuiu cerca de 35.500 kits de alimentação por mês, que foram direcionados as famílias de baixa renda. Com a volta da alimentação nas escolas o envio das cestas de alimentos para casa foi suspensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;