Política Titulo Editorial
Um respiro calculado
Por Do Diário do Grande ABC
28/10/2021 | 00:36
Compartilhar notícia


A notícia revelada com exclusividade pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), durante live do Diário no Facebook na noite de ontem, de que entende que a região pode flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos a partir de 1º de dezembro, mostra que a região está avançando de forma consistente no combate à Covid-19.


Também presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o tucano pretende levar a discussão para o próximo encontro com os demais chefes de Executivo da região, na reunião do dia 9. As razões para que Paulo Serra traga o tema ao colegiado estão no avanço da vacinação e na queda nos casos, internações e mortes na região. Segundo o prefeito de Santo André, a região está mais avançada do que o ritmo do Estado e a perspectiva é a de que possa alcançar a marca de 100% do ciclo vacinal completo até dezembro. Para ser ter uma ideia de como o momento é diferente do que o alcançado em meados do ano passado, hoje são 30 pessoas internadas por Covid na cidade, muito distante da marca de 1.100 pacientes.


A discussão que deve ser trazida ao Consórcio no mês que vem refere-se apenas à possível permissão para que a população possa andar sem máscara em lugares abertos. No caso de locais fechados, a obrigatoriedade está mantida.


O debate precisa ser colocado, já que muitas cidades discutem inclusive realização de festas de fim de ano e de Carnaval, com adoção de protocolos sanitários.


Ainda que os prefeitos decidam flexibilizar o uso de máscaras em lugares abertos no Grande ABC, como já ocorre no Rio de Janeiro e que entrará em vigor no dia 3 no Distrito Federal, não significa que já tenha chegado o momento de baixar a guarda. Pelo contrário. A medida só pode ser debatida e pensada porque a lição de casa vem sendo feita, tanto pela classe política e autoridades sanitárias como pela população. E o trabalho precisa seguir. Para que a batalha possa ser vencida de vez. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;