Setecidades Titulo Vacinação
Mauá e Ribeirão aplicam terceira dose em pessoas com 50 anos ou mais

Medida contraria recomendação do governo do Estado, que liberou o reforço contra o coronavírus apenas para idosos com 60 anos ou mais

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Dois municípios da região, Mauá e Ribeirão Pires, anunciaram a ampliação da aplicação da dose suplementar contra a Covid para moradores com 50 anos ou mais. A iniciativa contraria determinação do governo do Estado, que por meio do PEI (Plano Estadual de Imunização) indica a imunização com a terceira dose apenas de pessoas 60 anos ou mais, assim como acontece nas outras cinco cidades do Grande ABC.

A Prefeitura de Mauá já aplica o reforço nos moradores com 50 anos ou mais desde sábado. Além da idade, a outra regra para garantir a dose é ter recebido o segundo imunizante há pelo menos seis meses. É preciso apresentar documento com foto e a carteirinha que comprove as primeiras duas doses recebidas. Os imunizantes estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pela cidade, das 9h às 16h.

Já Ribeirão Pires anunciou ontem a ampliação da faixa etária. De acordo com a Prefeitura, as regras são similares as seguidas por Mauá e a imunização ocorre hoje no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193) e a partir de amanhã nas UBSs e nas USFs (Unidades de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Por meio de contato telefônico, a Secretaria de Estado de Saúde reafirmou que a dose suplementar contra a Covid deve ser liberada apenas para moradores a partir dos 60 anos, assim como determina o PEI e que os dois municípios da região serão advertidos.

O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição dos imunizantes aos Estados, disse que não há estudos que indiquem a imunização de pessoas abaixo dos 60 anos.

Apesar de ter ampliado a faixa etária da vacinação, Mauá e Ribeirão Pires estão distantes de finalizarem a terceira dose no público com 60 anos ou mais. De acordo com informações dos boletins epidemiológicos enviados pelas prefeituras, apenas 31,4% dos mauaenses desta faixa etária já haviam recebido a terceira dose, enquanto que a cobertura em Ribeirão Pires é de 38,1%. 

As outras cidades do Grande ABC também não conseguiram avançar muito na cobertura da dose suplementar aos idosos. A melhor situação é a de São Caetano, que já protegeu 48,1% da faixa etária, seguida por São Bernardo, com 38,3% e Santo André, com 38,2%. Em Diadema 27,2% do público-alvo já foi vacinado. A Prefeitura de Rio Grande da Serra não informou os dados. No total, no Grande ABC como um todo, a cobertura da dose suplementar é de 36,3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;