Política Titulo
Justiça Eleitoral faz proclamaçao de eleitos
Por Gislayne Jacinto
Da Redaçao
17/10/2000 | 01:10
Compartilhar notícia


  O juiz eleitoral de Santo André, Marcelo Theodósio, faz na quarta a proclamaçao dos candidatos eleitos em 1º de outubro. A solenidade acontecerá, às 17h30, no plenário do Júri do Fórum do município.

A chefe do cartório eleitoral Marly Redigulo disse que no evento o juiz fará a divulgaçao oficial de quem conseguiu a eleiçao ou reeleiçao no primeiro turno.

Segundo ela, podem participar todos os candidatos interessados. "O juiz apenas declara em voz alta o nome dos eleitos. Trata-se de um ato solene", afirmou a chefe.

Marly acrescentou que a diplomaçao, solenidade na qual todos os eleitos recebem certificados, acontecerá apenas em dezembro. A data ainda nao foi definida.

A diplomaçao é a oficializaçao pública dos eleitos. Depois deste ato, os eleitos apenas aguardarao o dia da posse, programada para 1º de janeiro.

Antes da diplomaçao e da posse, os candidatos eleitos terao de cumprir uma exigência da Justiça Eleitoral. Todos terao de prestar contas dos gastos de campanha até o próximo dia 31 de outubro.

De acordo com Marly, a Justiça tem até 18 dias antes da diplomaçao para analisar as informaçoes prestadas pelos partidos. Para um candidato ser diplomado, necessariamente, ele precisa da aprovaçao das contas.

Celso Daniel, que disputou a eleiçao pelo PT, foi o prefeito reeleito no primeiro turno com 70,13% dos votos válidos. O seu vice é Joao Avamileno, também do PT. Santo André elegeu também 21 vereadores para o próximo mandato. A renovaçao na Câmara foi de mais de 42%.

Na quarta, deverao ser proclamados nove candidatos do PT: Klinger Luiz de Oliveira Sousa, Heleni de Paiva, Antonio Leite, Ricardo Alvarez, Raulino Lima, Jurandir Gallo, Ivete Garcia, Maria Ferreira de Souza (Loló) e Carlinhos Augusto. A segunda maior bancada será a do PTB com três representantes: Luiz Zacarias, Dinah Zekcer e Elias Ferreira de Mattos.

O PMDB terá dois representantes no Legislativo: Sargento Geraldo Juliano e Osvaldo Moura, assim como o PFL, com Israel Santana e Fernando Gomes. Outro partido que terá duas cadeiras é o PDT com José Dilson de Carvalho e Donizete Aparecido Ferreira. O PSDB só garantiu uma vaga que será preenchida por Carlos Raposo. O PV também terá um representante, Aparecido Donizete Pereira, assim como o PSB, com Carlos Ferreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;