Setecidades Titulo Bispo
Igreja festeja dia da padroeira em meio à melhora da pandemia

Bispo diocesano comemorou sucesso das celebrações e defendeu democracia no País

Arthur Gandini
Especial para o Diário
13/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


A Diocese de Santo André, responsável pelas igrejas da região, realizou ontem série de comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida. O festejo ocorreu em meio à retomada das celebrações presenciais e das atividades nas 106 paróquias e 257 comunidades do Grande ABC. Decreto diocesano, publicado no dia 29 de setembro, liberou o retorno após a região ter alcançado a marca de 70% dos moradores vacinados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O bispo de Santo André dom Pedro Carlos Cipollini celebrou missa pela manhã no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo, para cerca de 6.000 pessoas. Também conduziu missa da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Jardim Irene, em Santo André. As demais paróquias da região realizaram celebrações junto às suas comunidades, assim como carreatas e festas com barracas de lanches e bebidas. Houve transmissões on-line realizadas pelas pastorais da comunicação de paróquias.

A balconista Renata da Silva dos Anjos, 36 anos, foi uma das pessoas que assistiram à missa no santuário com as suas filhas Letícia, Laura e Lorena. “É sempre uma experiência incrível estar no santuário com a minha família”, conta.

Laura e Lorena assistiram à celebração vestidas de anjo. Além de fazerem referência ao sobrenome, auxiliaram a mãe a cumprir promessa. Renata sofreu de hipertensão no parto de Lorena, problema conhecido como pré-eclâmpsia. Ela prometeu que, se tudo corresse bem, vestiria as filhas desse modo. Apenas Letícia não quis colocar a fantasia. “Gostava de me vestir de anjo quando era pequena, mas agora já tenho 14 anos", argumenta.

MAIS UNIÃO

As paróquias da diocese seguiram ontem protocolos sanitários de prevenção à Covid, a exemplo da utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico. 

Em entrevista ao Diário, dom Pedro Carlos Cipollini comemorou o sucesso das celebrações mesmo com a cautela em relação à crise sanitária. “Isso não impediu a oração do nosso povo. Foi celebrada a festa não como antes, com aquelas grandes multidões, mas com um número significativo de pessoas dentro do possível”, declarou.

O bispo diocesano também comentou as declarações feitas ontem por dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Brandes afirmou que o Brasil deve ser uma “Pátria amada” ao invés de uma “Pátria armada”.

Dom Pedro, disse que a fé em Nossa Senhora tem auxiliado a população da região a enfrentar a crise econômica e a fomentar a fraternidade. “Concordo com dom Orlando. Devemos superar este momento de divisão que se instalou em nossa Pátria e que vem se agravando”, disse.

O bispo também defendeu que os católicos participem dos debates na sociedade. “A democracia não é um sistema perfeito, mas é o melhor que temos. Sem ela, o caos está instalado”, finalizou Cipollini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;