Cena Política Titulo
Títulos de cidadão a Alckmin e Skaf
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/10/2021 | 00:32
Compartilhar notícia


A provável aliança entre os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB), junto do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), de olho na eleição ao governo do Estado no ano que vem, já mobiliza a classe política de Santo André. Tanto que os vereadores Renatinho do Conselho (Avante), Carlos Ferreira (PSB) e Toninho Caiçara (PSB) apresentaram título de cidadão andreense a Alckmin e a Skaf. Sobre Alckmin, o trio destaca os anos em que o tucano esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes, apostando em obras como Hospital Estadual Mário Covas, CRI (Centro de Referência do Idoso) no AME de Santo André e Fatec (Faculdade de Tecnologia). Para Skaf, a justificativa foi pelos anos de atuação à frente da Fiesp, fortalecendo a indústria andreense, bem como o aprimoramento dos cursos profissionalizantes ministrados pelo Sesi e pelo Senai. A articulação das homenagens foi feita pelo secretário de Administração, vereador licenciado Almir Cicote (Avante).

Estrutura
O bloco deve ficar desenhado com Alckmin candidato ao governo do Estado fora do PSDB – PSD e União Brasil (sigla formada a partir da fusão entre DEM e PSL) estão no páreo –, França como seu vice (repetindo a dobrada vitoriosa de 2014) e Skaf postulante ao Senado distante do MDB – o PSD também está na briga pela filiação.

Nova polêmica – 1
Mais uma vez o perfil nas redes sociais do deputado federal Alex Manente (Cidadania), com domicílio eleitoral em São Bernardo, gerou polêmica na classe política local. O parlamentar publicou a capa do jornal Extra, do Rio de Janeiro, que mostra pessoas em busca de ossos em um açougue – a imagem viralizou até para fora do País. “Ver essa capa é um choque e uma tristeza. A dor da fome retornando ao Brasil”, escreveu Alex, que recomendou o aumento de programas sociais e a criação de renda e rede de proteção aos mais vulneráveis.

Nova polêmica – 2
O vereador Paulo Chuchu (PRTB), de São Bernardo e amigo da família Bolsonaro, reagiu fortemente à postagem de Alex Manente. “Você é o deputado mais cara de pau que existe. Vida de luxo e vem querer pagar de assistente social. Vira homem, moleque.”

Candidaturas da Rede
A Rede Sustentabilidade se estrutura no Grande ABC para lançar candidatos a deputado na eleição do ano que vem. A ambientalista Raquel Fernandez Varela, de Santo André, a ativista Rô Marks e o professor Sérgio Galvão, ambos de São Bernardo, devem disputar cadeira de deputado estadual. Para deputado federal, o advogado ambientalista Virgílio Alcides de Farias, de Diadema, tende a ser o candidato único. A legenda não trabalha, porém, com candidatos ao governo do Estado nem ao Senado por São Paulo.

Música e recado
O vídeo divulgado pelo time que defende o governador de São Paulo, João Doria, nas prévias do PSDB não foi bem digerido pelo grupo do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), aparecem em roda de samba cantando e tocando a música É Tarde Demais, sucesso de Raça Negra, cujo refrão icônico é “Você jogou fora o amor que te dei”. Os blocos estão rachados há tempos e aliados de Alckmin têm defendido que o presidenciável do PSDB seja o governador gaúcho Eduardo Leite.


Ex-prefeito de São Bernardo e presidente do PT estadual, Luiz Marinho acompanhou a celebração pelo dia de Nossa Senhora Aparecida no santuário na Pauliceia, em São Bernardo, em missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;