Internacional Titulo
Otan quer força de 'manutençao da paz'
Por Do Diário do Grande ABC
22/05/1999 | 14:35
Compartilhar notícia


O principal objetivo da OTAN ainda é a mobilizaçao de uma força de "manutençao da paz" em Kosovo, mas o conselho da Aliança terá que se pronunciar semana que vem sobre um aumento do atual número de homens na Macedônia, afirmou neste sábado o porta-voz da organizaçao, Jamie Shea.

Os planos iniciais previam a mobilizaçao de 28.000 soldados na Macedônia, em vez dos atuais 16 mil, para entrarem em Kosovo e acompanhar os acontecimentos, voltados para uma soluçao política.

Para alguns militares, esta força deveria ser composta por até 50 mil homens. Esses reforços, acrescentou o porta-voz, sao necessários para evitar qualquer "vazio perigoso", depois da saída das forças sérvias de Kosovo. "Também estao sendo analisadas outras opçoes, diferentes", precisou o porta-voz.

Para o aumento das forças da OTAN, além da autorizaçao do conselho de embaixadores da organizaçao, também sao necessárias discussoes com as autoridades da Macedônia, precisou Shea.

Jamie Shea insistiu neste sábado que se deve fazer todo o possível para que os refugiados kosovares possam regressar antes do inverno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;