Memória Titulo Memória
Nestas capas, a história da cidade

Sugestão semelhante Memória fez em julho a São Caetano: expor as primeiras páginas dos suplementos de aniversário da cidade feitas pelo Diário do Grande ABC ao longo da história

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


 No caso de São Bernardo, uma das capas traz um operário de cada uma das montadoras de veículos de São Bernardo, devidamente uniformizados, cada qual segurando uma ferramenta de trabalho; ao fundo, o Paço Municipal.

Outra capa que marcou época chama para a entrevista principal da edição três históricos da política são-bernardense: Tereza Delta, Aldino Pinotti e Hygino de Lima, doces e ternos adversários.

Uma terceira capa focaliza as novas cidades, representadas por bairros em desenvolvimento.

Uma quarta capa mostra a busca de um novo perfil da cidade, que fosse inovador e que abrigasse os mais variados aspectos da vida social e econômica da chamada urb.

Dá para contabilizar de 40 a 50 temas: Roberto Carlos cantando na Praça Lauro Gomes, uma ‘cegonha’ transportando automóveis aqui produzidos, uma flâmula focalizando a ‘Capital Brasileira do Automóvel’, os problemas enfrentados pela indústria: rotatividade, congelamento de salários, transporte difícil.

Simples assim, iniciamos a Semana São Bernardo 2021. A velha Vila da letra do hino da cidade, de autoria de Wallace Simonsen; a freguesia e município que abrangeu todo o Grande ABC, a São Bernardo cuja data de ‘fundação’ foi buscada no calendário litúrgico.

A cidade que teve várias cidades irmãs informais, como Barra Bonita e que hoje tem cidades irmãs internacionais, entre elas Maróstica, o que se verá amanhã.

Diário há meio século

Sexta-feira, 20 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1618

São Bernardo – Banco do Brasil inaugura agência em Rudge Ramos.

Em 20 de agosto de...

1891 – Pedro Dell’Antonia nasce na Vila de São Bernardo. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo André. É nome de viaduto e de ginásio esportivo, este transformado em hospital de campanha para atender às vítimas da pandemia.

1916 – A Vila de São Bernardo realiza solene festa em honra ao seu padroeiro.

n Em Ribeirão Pires, amistoso entre o primeiro quadro do Ribeirão Pires FC e o Extra do Palmeiras FC, da Capital.

1931 – Professora Therezinha do Menino Jesus Cintra nasce em São Sebastião. Colaboradora querida nossa; zeladora da história da Vila São José, um dos mais antigos loteamentos de São Bernardo e região.

1991 – Manchete do Diário e da Imprensa internacional: cai Mikhail Gorbatchev, presidente da União Soviética; tanques ocupam a área central de Moscol.

Acidente provoca sete mortes no km 38 da Rodovia Índio Tibiriçá.

Serviço de telefonia móvel celular inaugurado em Brasília.

Gilberto Gil canta na Praça Samuel Sabatini, a do Paço Municipal de São Bernardo, no aniversário da cidade.

2001 – Inaugurada a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.

2006 – Faculdade de Medicina da Fundação ABC inaugura o Laboratório e Centro de Treinamento de Microcirurgia Reconstrutiva. 

2016 – Começa a Semana São Bernardo 2016, aqui na Memória, em homenagem a Giovanni Breda, patriarca de uma das famílias fundadoras da Linha Jurubatuba.

Seleção Brasileira de Futebol Masculino conquista a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro – marco histórico do futebol nacional.

Hoje

Dia do Vizinho n Dia do Maçom

Santos do Dia

Felisberto

Samuel 


BERNARDO DE CLARAVAL. Padroeiro da cidade de São Bernardo. Francês (1090-1153). Doutor da Igreja

Municípios Brasileiros

São Bernardo recuperou sua autonomia em 1944, separando-se de Santo André e sendo instalado em 1º de janeiro de 1945 com o nome de São Bernardo “do Campo”, para diferenciá-lo da antiga freguesia e município de São Bernardo – hoje Santo André.

Além de São Bernardo, celebram aniversários em 20 de agosto no Estado de São Paulo: Tambaú e Rincão.

Pelo Brasil: Assis Chateaubriand e Santo Antonio da Platina (Paraná); Barra de Santo Antonio, Palmeira dos Índios e União dos Palmares (Alagoas); Catalão (Goiás); Ibiquera (Bahia); Lavras da Mangabeira (Ceará); Muricilândia (Tocantins); e Sapucaia do Sul (Rio 

Grande do Sul).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;