Tecnologia Titulo
TV 3.0: entenda como funciona o novo sistema de televisão aberta
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
28/07/2021 | 10:58
Compartilhar notícia


A TV 3.0, já em operação no Japão e na Coreia do Sul, será o novo padrão de transmissão de sinal de televisão aberta. A principal característica dessa tecnologia é a integração entre o sinal UHF com a internet. A previsão de chegada no Brasil é 2023.

Leia mais:
Globo, Record, SBT ou Band: qual aplicativo de TV de aberta é o melhor?
Site calcula quanto tempo você passou assistindo a séries, desenhos e novelas
Como calcular a distância da TV para não ter problema de vista

De forma geral, a TV 3.0 é baseada em aplicativos. “Ela terá o mesmo design de navegabilidade que conhecemos nos nossos smartphones e proporcionará uma integração absoluta entre sinal aberto UHF, apps de streaming, televisão por assinatura e por aí vai. Tudo integrado, dentro de um único menu”, explica Mario Finamore, diretor da TV News.

Outro ponto a se destacar será o ganho na qualidade de imagem com vídeo UHD (Ultra High Definition) ou 4K. Isso sem contar o áudio imersível, que promete transportar o telespectador virtualmente para dentro da programação. Por exemplo, durante uma partida de futebol, ele poderá escolher o som de qual torcida quer ouvir.

Vale ainda destacar que emissoras de televisão poderão direcionar conteúdo e publicidade para determinada audiência. “A nova era da televisão trará níveis mais profundos de dados e criação de perfis do que simplesmente os dados demográficos tradicionais”, comenta Mario.

No Brasil, os testes da TV 3.0 começaram em junho de 2021 e estão sendo conduzidos pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), instituição ligada ao Governo Federal.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;