Memória Titulo Memória
A família real cruza São Bernardo

Foi há um século, quando o Conde d’Eu e seu filho, o príncipe dom Pedro, viajaram de automóvel entre São Paulo e Santos, ida e volta, cruzando o bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos), a Vila de São Bernardo e a Vila Rio Grande pela Estrada do Vergueiro

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/01/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


O noticiário da época não informa se a comitiva parou em algum ponto do caminho naquela terça-feira, 25 de janeiro de 1921. Pai e filho haviam chegado ao Rio de Janeiro em 8 de janeiro de 1921, acompanhando os despojos do ex-imperador dom Pedro II e de sua mulher, Theresa Christina. A princesa Isabel, mulher do Conde d’Eu e mãe do príncipe Pedro, não pôde vir, por estar doente.
No Rio, o presidente Epitácio Pessoa assinou decreto extinguindo o banimento da família imperial.
Por onde passaram, conde e filho foram recebidos em festa. O desembarque na Estação Luz, em 21 de janeiro, foi apoteótico. Eles ficaram hospedados na Rotisserie Sportsman, na Rua São Bento. Percorreram vários pontos de São Paulo. Visitaram o Museu do Ipiranga. E viajaram a Santos.

SÃO PAULO EM 1921
- Avizinhava-se o Carnaval e as lojas de discos traziam as novidades musicais de Momo. Entre elas, uma marcha dedicada ao aviador Edú Chaves, o primeiro a cobrir pelos ares Rio de Janeiro a Buenos Aires.
- A Nortista, loja de roupas, recebia rico sortimento de rendas e aplicações de linha do Ceará. À venda na Rua Riachuelo.
- Várias marcas de lança-perfume eram oferecidas: Pierrot, Brasil, Rodo...
- O Cabaré Royal Pigall, da Rua Formosa, anunciava sua reabertura, com artistas de primeira ordem e orquestra norte-americana.
- Serafino Lord anunciava a última criação do chapéu de feltro do Hat-Store, à Praça Antonio Prado.
- Vila Carioca, entre o Ipiranga e São Caetano, atravessada pela Avenida Presidente Wilson, oferecia ótimos terrenos para chácaras e indústrias: ‘bairro de grande futuro’.
- No bairro da Penha, uma grande chácara de uvas chamava o consumidor para a Praça Coronel Rodovalho: “Temos outras frutas finas’.
- Dr. Ayres Bastos trazia nova fórmula de chá de quebra-pedra. Não há eczema, moléstias de pele e artrose que resistam: “Para os ricos, estações de águas, para os pobres, quebra-pedra”.

Santos do dia
- Fabiano.
- Nossa Senhora do Sion ou Sião.
- Maria Cristina (Brando) da Imaculada Conceição.
- Sebastião. Martirizado em 288. Até 1969 esteve associado, no calendário litúrgico, à memória de São Fabiano, é hoje comemorado separadamente: no Grande ABC, padroeiro de Rio Grande da Serra.

Em 20 de janeiro de...
1556 – Publicada na Vila de Santo André da Borda do Campo uma ordem do governador geral do Brasil, Duarte da Costa, proibindo a todos aqueles que sem a sua licença “subisse serra acima a resgatar com o gentio”.
1916 – Câmara de São Bernardo elege a sua mesa de trabalhos para o presente exercício: na presidência, Augusto Gomes Pinto, do distrito de Santo André; na vice-presidência, Godofredo Genofre, do distrito de Paranapiacaba; como secretário, Serafim Constantino, do distrito de São Caetano.
1921 – Divulgada a nova diretoria do Corinthians de São Bernardo, hoje Santo André, com um presidente honorário, o comerciante Ludovico Cimieri. Presidente efetivo, Américo Guazzelli, hoje nome da praça de esportes do clube.
Outros nomes da diretoria: Vicente Rocco, Antonio Bolognesi, Romeu Carollo, Carmine Rossini, Mansueto Fornazari, Joaquim Guazzelli, Carlos Appolonio e Henrique Didoni.
Comissão de Contas: Ernesto Pelizon, Augusto Talazzini, Phellipe Miochi e Germano Pezzolo.
Conselheiros: Luís Cattaruzzi, Primo Bolognesi, José Rocco, Constante Gibba, Florindo Caraccio e José Borges.
Repórter esportivo: Octavio Guazzelli.
1931 – Acidente no Caminho do Mar, em São Bernardo: tomba um caminhão. São feridos os dois ocupantes, moradores de Santos, o motorista Antonio Justino, 23 anos, e o operário Eduardo dos Santos, 20 anos.
1941 – Com o nome de Associação, é fundada a Liga Santoandreense de Futebol, cujo primeiro presidente foi o esportista Nicolau de Gennaro, ligado ao Primeiro de Maio FC.
- Criados o Ministério da Aeronáutica e a FAB (Força Aérea Brasileira).
1956 – Designado por ‘Ano Santos Dumont’ o período de 20 de janeiro de 1956 a 20 de fevereiro de 1957, em homenagem ao cinquentenário do voo histórico de Bagatelle, na França.
- Segundo jogo de vôlei masculino entre o Adamus, campeão da Capital, e o Casa Branca, de Santo André, campeão do Interior. Nova vitória do Adamus, que se torna campeão geral do Estado de São Paulo.
1961 – John Kennedy toma posse na presidência dos EUA.
1986 – O prefeito Aron Galante, de São Bernardo, declara terrenos de utilidade pública, no bairro dos Casa, Vila Carminha, para a construção do quinto cemitério da cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;