Economia Titulo Investigação
PF faz operação contra fraude no auxílio emergencial com desdobramento em São Bernardo

'Primeira Parcela' cumpre 10 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão em São Paulo, Tocantins e Bahia; investigação busca identificar e desarticular atuação criminosa que obteve benefício emergencial de maneira ilícita

Da Redação
09/11/2020 | 09:57
Compartilhar notícia


Agentes da Polícia Federal cumprem nesta segunda-feira (9) um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de cometer diversas fraudes ao axílio emergencial. A ação faz parte da Operação Primeira Parcela, que está sendo realizada pela PF no Tocantins, Bahia e São Paulo, com desdobramento em São Bernardo. A ação busca identificar e desarticular a atuação de um suposto grupo criminoso que cometeu irregularidades para receber valores do benefício concedido durante a pandemia pelo novo coronavírus.

Ao todo, são cerca de 60 policiais federais cumprindo 10 mandados de busca - um deles no Grande ABC - e apreensão, além de quatro ordens de prisão. A PF informou que chegou aos suspeitos após o cruzamento de dados. Os criminosos utilizavam dados de terceiros para solicitar o benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante a pandemia de Covid-19.

As investigações contabilizam os prejuízos causados pela quadrilha aos cofres púlbicos e, nesta primeira fase, giram em torno de R$ 350 mil só em São Paulo. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;