Esportes Titulo
Câmara dos Deputados pode ouvir envolvidos na 'Máfia do Apito'
Do Diário OnLine
Com Agências
03/10/2005 | 16:00
Compartilhar notícia


O escândalo da manipulação de resultados de jogos de futebol pela chamada 'Máfia do Apito' é tema de seis requerimentos para realização de audiências públicas apresentados pelo deputado Silvio Torres (PSDB-SP) à Comissão de Turismo e Desporto. Todos eles estão na pauta da reunião ordinária da comissão marcada para esta quarta-feira.


Os requerimentos convocam para depor na comissão dois árbitros que admitiram ter fraudado jogos, Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon; o empresário Nagib Fayad, um dos mentores do esquema; o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira; e o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Pólo Del Nero.

Silvio Torres também quer convidar o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Luiz Zveiter, que no domingo determinou a anulação das 11 partidas da Série A do Campeonato Brasileiro arbitradas por Edilson Pereira de Carvalho.


No esquema, a quadrilha combinava o resultado das partidas com os juízes e depois apostava em dois sites ilegais de jogos na Internet. A estimativa é que os fraudadores ganharam mais de R$ 1 milhão nos últimos seis meses.

Para Silvio Torres, é importante ouvir os envolvidos o mais cedo possível e fazer um diagnóstico rápido da situação, sugerindo mudanças na legislação e procurando responsáveis. O deputado, que foi relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da CBF-Nike, acredita que Ricardo Teixeira é um dos grandes responsáveis. "A responsabilidade é dele", acusa.

"Ricardo Teixeira é o presidente da CBF e, como tal, tem a obrigação de fiscalizar e organizar o futebol brasileiro em todos os seus aspectos, especialmente na arbitragem", destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;