Cultura & Lazer Titulo
Para despertar a sensibilidade
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
20/09/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Cada acorde pode despertar sensações distintas no ouvinte e estimulá-lo a entrar no universo dos compositores eruditos. Hoje, às 11h, quem for ao Teatro do Sesc Santo André poderá comprovar essa afirmação durante o concerto do projeto Um Instante, Maestro!, coordenado pelo regente assistente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Fabio Prado.

A apresentação tem caráter pedagógico e integra programação mensal de espetáculos dominicais no Teatro. Todos têm entrada franca.

"A ideia é trazer ao público do Grande ABC outra visão da música de câmara. Não são muitos os espaços em que a gente pode mostrar isso. Tentamos desenvolver os sentidos e a percepção das pessoas para saber quais emoções podemos sugerir", explica o maestro.

Intitulado A Música e as Emoções, o programa de hoje baseia-se na obra de autores franceses e faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Responsável pela direção musical, Prado fará comentários sobre as composições e a performance dos músicos Cecília Moita (piano), Maurício Takeda (violino) e Sergio Shreiber (violoncelo).

"O fragmento do 3º Movimento da Sinfonia em Ré Menor, de César Franck, é bem para cima e passa alegria. Mas vamos trabalhar com músicas que geram outras emoções difíceis de ser descritas como, por exemplo, a Claire de Lune, de Debussy, que é bem subjetiva", afirma.

PROGRAMAÇÃO - Há concertos gratuitos do projeto Um Instante, Maestro! programados até dezembro no Teatro do Sesc. No dia 18 de outubro, o público poderá conferir o espetáculo Harmoniemusik - Música das Cortes ao Ar Livre com compositores do século 18, entre eles Castil-Blaze e Mozart.

Em 15 de novembro, o tema será Releituras Francesas em Instrumentos de Sopro, com obras de autores como Charles Gounod e Maurice Ravel.

Prado fará a regência somente no concerto de encerramento da série, Música Francesa: Erudita ou Popular, em 13 de dezembro, baseado em temas natalinos e composições de Fauré e Ravel.

Experimentalismo acessível

A receita bem temperada de experimentalismo e canções mais acessíveis em relação a trabalhos anteriores marca o CD Uhuuu! (Independente, R$ 20 em média), o aguardado terceiro álbum da banda Cidadão Instigado. Capitaneado pelo cantor e guitarrista cearense Fernando Catatau, o grupo consegue produzir arranjos inventivos e, ao mesmo tempo, assobiáveis, como o da faixa O Nada que abre o disco.

A letra fala sobre desprendimento em relação aos bens materiais e faz convite inusitado aos ouvintes. "Abram as portas das suas casas, deixem os ladrões entrarem. Eles vão levar tudo o que puderem", diz um dos trechos.

No quesito sonoro, os músicos mantiveram ecos da psicodelia que marcou a década de 1960 e já estava presente no aclamado disco O Método Túfo de Experiências.

Catatau garante que o formato mais pop do novo repertório foi absolutamente espontâneo. "A gente fez uma coisa natural, não teve preocupação. Tocamos juntos há muito tempo e isso facilita."

Completam a formação do Cidadão Instigado os instrumentistas Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada, violão e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos).

Entre os bons momentos da bolachinha está a canção Doido. Composta há nove anos, a música conta com a participação do ex-titã Arnaldo Antunes, que profere diversas frases desconexas.

"Na parte em que ele fala tinha um solo que eu não gostava. Mas acho que agora ficou bem diferente com o improviso dele."

Há outros destaques entre as 11 faixas lisérgicas de Uhuuu!, entre eles Escolher pra Quê?, Dói e Contando Estrelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;