Política Titulo
Família Teixeira leva Rio Grande para Portugal
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
11/12/2004 | 11:41
Compartilhar notícia


Rio Grande da Serra será destaque neste sábado em Portugal. A vitória do candidato Adler Kiko Teixeira (PSDB) para a Prefeitura culminou no terceiro mandato da família à frente da cidade e chamou a atenção do jornal Ilha da Madeira, publicação diária da terra natal dos Teixeiras. A trajetória destes imigrantes portugueses no Grande ABC vai virar notícia, contada em duas páginas da revista Olhar, encartada todos os sábados no jornal e reproduzida na edição online pelo site www.jornaldamadeira.pt

Com vários parentes ainda morando em Portugal, a família Teixeira chegou em Rio Grande há 50 anos. O casal Edmundo (enólogo, falecido há 29 anos) e Zulmira, 78, teve seis filhos, sendo três prefeitos: Aarão Teixeira-MDB (1977-1982), José Texeira-PSDB (1993-1996) e Adler Teixeira, que assumirá o cargo dia 1º de janeiro, no qual permanecerá até dezembro de 2008.

"A história de três filhos de Portugal que chegaram a ocupar o cargo de prefeito de uma mesma cidade brasileira nos chamou muito a atenção. Além disso, a família Teixeira é tradicional aqui na Ilha (da Madeira). Acho que será uma matéria interessante para todos que residem aqui na região, que têm muitos parentes aí no Brasil", disse o repórter Alberto Pita, responsável pela produção do material que será publicado na revista.

A reportagem vai contar a história destes imigrantes de Rio Grande da Serra mesclada com o cotidiano de seus parentes portugueses – de classe média e tradicional na região da Ilha –, atualmente "em boa situação financeira", segundo o repórter. O avô de Kiko foi dono do único cinema na época, um parente distante é o atual governador da Ilha da Madeira e um primo é o cônsul no mesmo local. Sem falar em outros tios e primos, influentes na terrinha.

Kiko espera um retorno político-social com essa exposição na imprensa européia. "O interesse pode ser revertido para Rio Grande da Serra, com possíveis parcerias com ONGs (Organizações Não-Governamentais) internacionais para o desenvolvimento cultural, educacional e ecológico de nossa cidade", é o que acredita o próximo prefeito.

Descobrimento – Zulmira será uma das personagens citadas pelo jornal da Ilha da Madeira. Rio Grande foi descoberta por ela e pelo marido poucos meses depois de sua chegada ao Brasil, dia 12 de agosto de 1953, pelo Porto de Santos. "Meu marido disse: ‘Vamos para o Brasil mulher‘. E assim foi. Nunca imaginei sair de lá", conta.

Já adaptados ao país, compraram terrenos na longínqua Rio Grande da Serra. A primeira impressão não poderia ser diferente. "Era um lugar distante, com muito verde. E só", lembra Zulmira. Com o tempo, vieram os sete filhos (José, Adler, Aarão, Aida, Anabela, Alda e Ana Paula) e a inclusão da família na carreira pública, com três deles ocupando o cargo de prefeito. "O pai (Edmundo) já gostava de política e os filhos foram influenciados", explica a mãe.

Décadas depois, Zulmira lembra com saudade da terrinha. "A Ilha tem um clima e uma paisagem maravilhosa. Sem falar no lado afetivo da família, com quem sempre mantenho contato." Outra forma de lembrar dos patrícios, segundo ela, é por meio de uma emissora de TV a cabo de Portugal. "Sinto muita saudade, mas amo Rio Grande da Serra", confessa a mãe, que promete reunir forças para ajudar pela terceira vez a promoção social da cidade, desta vez ao lado de Kiko. "Enquanto tiver forças, vou retribuir a generosidade do povo de Rio Grande com meu trabalho", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;