Setecidades Titulo Educação básica
Estado promete expansão do ensino integral a partir de 2020

Previsão é que pelo menos 664 escolas, sendo 18 na região, façam parte do modelo

Por Da Redação
14/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do Estado de São Paulo anunciou, ontem, a expansão do PEI (Programa de Ensino Integral). A partir de 2020, pelo menos 664 escolas da rede estadual, sendo 18 no Grande ABC (seis em Santo André, cinco em São Bernardo, quatro em Diadema, duas em Mauá e uma em Ribeirão Pires) funcionarão nesta modalidade. O investimento totaliza R$ 321 milhões.

Atualmente, 417 escolas da rede estadual funcionam com o PEI. A expectativa do governo é ultrapassar 1.400 unidades de ensino até 2023. Na região, 18 das 336 escolas atuam no modelo.

No total, 247 escolas estaduais manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020. Todas obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aula e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas.

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se auto-organizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e 15 minutos. Trinta e seis das 247 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;