Setecidades Titulo Transporte
Sto.André vai republicar edital da Vl.Luzita hoje

Prefeitura diz que não foram realizadas mudanças no processo, cuja licitação foi deserta em novembro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


A Prefeitura de Santo André promete publicar hoje o edital de subconcessão das 16 linhas de ônibus do corredor tronco que alimenta a Vila Luzita. No dia 1º de novembro, a licitação foi considerada deserta – nenhuma empresa formalizou proposta financeira na concorrência. A abertura das propostas será realizada no dia 31 de janeiro de 2020.

A adminstração andreense garante que o edital não sofreu alterações em relação à licitação anterior, confirmando informação dada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) ao Diário no dia 8 de novembro. Segundo o tucano, o edital está validado pelo Ministério Público e pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e não há irregularidade indicada por órgãos de controle. “A gente vai republicar até que o mercado consiga <CF51>(apresentar oferta)</CF>. Nós vivemos momento (de crise), não é problema de Santo André, é nacional ainda”, contemporizou. O processo estipulava valor de contrato de R$ 56,3 milhões, com vigência pelo período de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

O edital prevê a inserção de nove ônibus de baixa emissão de poluentes, 15 articulados e outros 59, totalizando 83 ônibus. Em tese, o investimento gira em torno de R$ 2,8 milhões ao ano. Também estão previstas obras de requalificação do Terminal Vila Luzita, reforma das estações do corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e implantação e manutenção de 40 abrigos em pontos de parada do transporte coletivo da região. 

O trâmite do certame foi interrompido em três ocasiões desde 2016. Ausência do estudo de viabilidade econômica no material foi responsável por adiar a abertura do processo. Em outra situação, o Ministério Público recomendou adequações visando ampliar as medidas de responsabilidade ambiental. Em dezembro do ano passado, o TCE voltou a suspender o prazo ao acatar representação que descrevia inconsistências no estudo de viabilidade. 

Atualmente, a subconcessão é gerenciada pela empresa Suzantur, que detém o sistema de forma emergencial desde 2016 – hoje a título precário –, ainda durante a gestão Carlos Grana (PT), ficando responsável pelo atendimento de cerca de 77 mil passageiros por dia.

Diante do vínculo provisório, a Suzantur segue com a operação sem regras concretas sobre a outorga para o município, além da falta de compensação financeira em intervenções, a exemplo de contrapartidas inclusas no edital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;