Esportes Titulo
Martina Hingis volta ao circuito após quatro anos de recuperação
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
21/12/2005 | 08:48
Compartilhar notícia


A suíça Martina Hingis confirmou terça-feira o retorno ao circuito profissional de tênis após quatro anos de afastamento. A tenista, que participou de um jogo-exibição neste mês na praia de Copacabana, no Rio, está garantida no torneio de Gold Coast, na Austrália, em janeiro. Depois, a atleta disputará o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. Mesmo sem possuir classificação no ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais), Martina deverá disputar a chave principal do torneio porque a organização australiana vai oferecer um wild card (convite).

“Estou muito emocionada de fazer a minha volta ao tênis profissional na Austrália. Sempre me senti muito bem nas quadras rápidas australianas”, disse a tenista, que se tornou a mais jovem número um do mundo aos 16 anos, em 1997. O primeiro título de um Grand Slam conquistado por Martina foi justamente o Aberto da Austrália, no mesmo ano.

Martina se afastou do circuito profissional por causa das sucessivas contusões com apenas 22 anos em 2002. Em fevereiro deste ano, a tenista chegou a disputar um torneio beneficente na Tailândia. Porém, havia descartado o retorno ao circuito profissional. “Desfrutei meu tempo longe das quadras. Foi um período que me permitiu experimentar outras coisas na vida”, declarou Martina, ao justificar a sua volta a tênis profissional. A tenista não vê a hora de enfrentar a russa Maria Sharapova, uma das sensações deste ano. “Quando deixei o circuito, Sharapova tinha apenas 12 anos”, declarou a eslovaca naturalizada suíça. Uma homenagem à checa naturalizada norte-americana Martina Navratilova levou a eslovaca Melanie Molitor a chamar a filha de Martina Hingis.

A tenista conquistou cinco títulos em Grand Slam: o tricampeonato no Aberto da Austrália, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos. Além disso, possui 471 vitórias e 101 derrotas. Ela foi a primeira tenista a liderar o ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) na categoria simples e nas duplas. Como o compatriota Roger Federer, Martina deseja triunfar nas quadras de saibro de Roland Garros.

Melhores – Federer e a belga Kim Clijsters foram declarados terça-feira campeões do mundo em 2005 pela ITF (Federação Internacional de Tênis). O suíço é o sexto atleta a ganhar o prêmio por dois anos seguidos, depois de Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Pete Sampras e Lleyton Hewitt. Federer venceu 11 torneios, entre eles dois Grand Slams: o Torneio de Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Federer sofreu apenas quatro derrotas no ano. (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;