Memória Titulo
As marcas que a cerâmica deixa em São Caetano

De Campinas, o jornalista Hermano Pini Filho, ex-Díário e ex-titular da coluna Primeiro Plano, envia a foto de hoje: neste prédio funcionou o Grupo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


De Campinas, o jornalista Hermano Pini Filho, ex-Díário e ex-titular da coluna Primeiro Plano, envia a foto de hoje: neste prédio funcionou o Grupo Escolar Cerâmica São Caetano. A fotografia foi tirada há dois anos, quando a velha fábrica perdia suas últimas referências e abria espaço para ser um grande condomínio.

Junto com a foto, Hermano enviou um belo texto, que começamos a publicar hoje. São lembranças do menino jornalista. Ou do jornalista menino. Hermano estudou nesta escola. Um dia foi escalado para hastear a Bandeira Brasileira por ocasião da visita do presidente Getúlio Vargas. Uma história que está completando 68 anos. Em síntese: memória pura.

Lembranças de uma fábrica e de uma escola - 1ª parte

(Texto: Hermano Pini Filho)

Da Cerâmica São Caetano resta apenas imenso espaço, devendo surgir ali novas construções, inclusive amplo shopping center, ora em fase de lançamento, como se observa em campanha publicitária em curso.

Entende-se que a memória da grande indústria que durante anos funcionou no local, deve ser preservada. Afinal, ela deixou marcas: a Prefeitura instala-se no Palácio da Cerâmica; o bairro é da Cerâmica, também o cemitério é da Cerâmica. Quantos hoje se lembrariam que uma escola, um grupo escolar como era na época, funcionou dentro da fábrica?

Assim, parece oportuno lembrar que há 68 anos o presidente Getúlio Vargas visitava a Cerâmica São Caetano. Foi no dia 26 de novembro de 1941, ocasião em que aquela indústria iniciava firme expansão de suas atividades, ampliando a produção de material refratário de alta qualidade, principalmente para atender exigências do setor siderúrgico: a Companhia Siderúrgica Nacional inauguraria oficialmente sua grande unidade de Volta Redonda quatro anos depois. O presidente da República visitou também a escola, então em novo local.

O Grupo Escolar Cerâmica São Caetano esteve inicialmente em atividade, por muito tempo, em salas de prédio que ficava à entrada da fábrica, lado direito do portão principal. A partir de 1941 mudou de endereço: foi para ampla casa, no centro de grande e bem cuidada área (com inúmeras árvores frutíferas, inclusive), que ficava aproximadamente onde hoje se encontra a Prefeitura de São Caetano, o Palácio da Cerâmica.

AMANHÃ - O dia em que o presidente Vargas visitou a Cerâmica São Caetano: fábrica e escola.

EM 3 DE DEZEMBRO DE...

1969 - Anunciada a construção da nova estação ferroviária de São Caetano: projeto do arquiteto Franco Luciano Polloni, chefe da Central de Obras da Estrada de Ferro Santos-a-Jundiai.

1989 - Mikhail Gorbachev e George Bush anunciam o fim da Guerra Fria.

MUNICÍPIO PAULISTA

Iguape, fundada em 1538. O principal festejo de hoje na cidade será sua oficialização como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A cidade está entre os dez mais antigos povoados do Brasil e seu nome significa Vegetação em Água Parada (y = água; aguapé = planta aquática).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 2 de dezembro de 1979

Voluntariado - CVV (Centro de Valorização da Vida Samaritano) prepara abertura de posto em São Caetano.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Vendas no comércio cresceram 20%.

Comércio e indústria - Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) promove fórum de debates. Dino Vezzá vai discorrer sobre os programas de água e saneamento básico desenvolvidos pelo Semasa.

Especial (Cláudia Muller) - Autoridades desprotegem os animais. Aprendidos mesmo sem autorização. Aves e peixes ficam no abandono. Cães sem direito a habeas-corpus.

Arte/crítica (Enock Sacramento) - Santo André expõe obra de Sinval Corrêa Soares.

Entrevista (João Roberto Fontana e Sérgio Roberto Rodrigues) - Ary Toledo: da política ao sexo, para sobreviver.

Polícia - Morto a tiros ao sair da padaria no Pedroso.

Crônica 1 (Roterdan Cravo/Fausto Polesi) - Vamos deixar o sonho e vamos construir a democracia de todos.

Crônica (Guido Fidelis) - Cargos biônicos atraem estranhos líderes de ontem e de hoje que querem capitanias hereditárias.

Nasce um museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Em 30 de novembro de 1959 o prefeito Oswaldo Massei aprova minuta de decreto criando o Museu de São Caetano. A minuta foi elaborada pela Diretoria de Assuntos Jurídicos. O diretor era Plínio de Assis.

Segundo o decreto nº 716, o Museu faria parte da Secção de Educação e Cultura. O órgão organizará exposições especiais periódicas, ciclos de palestras e cursos para estudantes.

HOJE

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

SANTOS DO DIA

Birino, Francisco Xavier e Sofonias.

Francisco Xavier (Espanha 1506 - Japão 1552). Sacerdote. Um dos fundadores da Companhia de Jesus. Patrono dos missionários católicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;