Esportes Titulo Polêmica
FPF confirma regulamento que pode antecipar acesso do Netuno

Entidade nega argumentação do São Caetano e afirma que vaga na elite será para 3º da A-2

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Se na tentativa de evitar o próprio rebaixamento o São Caetano buscou alertar a FPF (Federação Paulista de Futebol) que havia incoerência no entendimento do regulamento da Série A-2 estadual sobre o acesso da terceira melhor equipe em caso da abertura de uma vaga na elite, o tiro saiu pela culatra e pode consolidar de imediato a presença do Água Santa na A-1 de 2020. Isso porque em resposta bastante direta e simples – apesar dos diversos questionamentos feitos pelo Diário –, a entidade gestora do futebol estadual confirmou que se a fusão entre Red Bull e Bragantino abrir uma posição entre os 16 principais clubes paulistas, esta será ocupada por um time da divisão de acesso. E com os pontos que já colecionou até aqui, somados à chegada na semifinal, o Netuno já garantiu a terceira melhor campanha.

“Conforme prevê o regulamento, caso um clube classificado para o Paulistão não participe da competição, a vaga será do terceiro time mais bem colocado na Série A-2”, resumiu-se a dizer a FPF, via assessoria. A resposta baseia-se no parágrafo primeiro do artigo nove do regulamento de 2019 do segundo nível do futebol paulista. “Em caso de não participação de algum clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A-1 de 2020, terá também acesso o clube que obtiver a terceira melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A-2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal.”

Este cenário só será possível caso o Red Bull abra mão de sua vaga na Série A-1 até o último trimestre deste ano, quando será realizado o conselho técnico do campeonato de 2020. O clube de origem austríaca assumiu o comando do Bragantino por R$ 45 milhões e aos poucos está transferindo toda a sua parte operacional para Bragança Paulista. Entretanto, o Toro Loko pode também vender seu espaço na elite – e informações de bastidores colocam Osasco Audax e Atibaia como principais concorrentes nesta compra.

Por ora, o Água Santa adotou o silêncio sobre a situação, mas está atento para as possibilidades justamente às vésperas da semifinal da Série A-2, contra o Santo André. Para que o Ramalhão fique com a vaga, precisa somar pelo menos um ponto nos dois duelos com o Netuno e torcer para a Inter de Limeira perder os dois jogos para o XV de Piracicaba.

Já o São Caetano, na expectativa de um desfecho favorável, enviou nota assinada pelo presidente Nairo Ferreira de Souza posteriormente à postagem na qual falava em permanência na elite pedindo desculpas pelo “equívoco” por conta da contrariedade ao que buscou alertar a FPF com o documento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;