Internacional Titulo
Declaraçao de rabino sobre Holocausto causa furor em Israel
Por Do Diário do Grande ABC
06/08/2000 | 15:00
Compartilhar notícia


Uma grave controvérsia surgiu neste domingo em Israel depois que um importante rabino, que também é dirigente do principal partido ultra ortodoxo do país, considerou que os seis milhoes de judeus que morreram durante o Holocausto eram reencarnaçoes de pecadores.

O rabino Ovadia Yosef, que lidera o partido Shas, também indicou que o primeiro-ministro Ehud Barak "é uma pessoa sem sentido" porque procura fazer a paz com os palestinos, a quem qualificou de "víboras". Yosef falou em sua mensagem semanal dos sábados à noite, que é transmitida pelas estaçoes de rádio do partido e que inclusive é distribuída internacionalmente, via satélite.

O rabino qualificou os nazistas de "malditos" e as vítimas de "pobre gente", depois de ter afirmado que os seis milhoes "eram reencarnaçoes de espíritos pecadores, gente que transgrediu e cometeu todo tipo de coisas que nao deveriam cometer, e que reencarnaram para fazer penitência". A crença na reencarnaçao é comum em alguns grupos ultra-ortodoxos judeus.

O primeiro-ministro Ehud Barak disse neste domingo perante seu gabinete que a declaraçao de Yosef era indigna de sua condiçao de rabino. "Suas palavras mancham a memória dos que morreram no Holocausto e ofendem os sentimentos dos familiares, assim como os de toda a naçao", ressaltou Barak.

O legislador Yosef (Tommy) Lapid, que lidera o partido secular Shinui, afirmou que o rabino Yosef era "um velho bobo" que havia feito um favor àqueles que buscam reabilitar a reputaçao de Hitler. "No mundo se dirá que um rabino importante de Israel confirmou em efeito o que Hitler dizia, que os judeus sao pecadores", assinalou Lapid, um sobrevivente do Holocausto.

As principais emissoras de rádio foram inundadas com mensagens criticando a declaraçao de Yosef. O Centro Simon Wiesenthal, organizaçao internacional que busca manter viva a recordaçao do Holocausto, indicou que o rabino exonerou de sua responsabilidade os que levaram a cabo a matança de judeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;