Palavra do Bispo Titulo
Segurança, o que fazer?
Dom Pedro Cipollini
07/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


São muitos os problemas que nos afetam. Entre eles a falta de Saúde, moradia, emprego e Segurança. Pesquisas recentes mostram que entre todas estas, a falta de Segurança é a pior. A população é constantemente assaltada, não somente pelos bandidos nas casas e ruas. Sobretudo, tem-se a sensação de ser assaltado por autoridades que praticam a corrupção. Esta, no fim das contas, traz morte, tantas quantas dos assaltos à mão armada.

O que nos poderia ajudar a vencer a violência e a insegurança que toma conta das cidades? O aumento do efetivo policial, criação de mais prisões... E todas as providências nesta direção mostram-se insuficientes. A Segurança não é somente caso de polícia, é questão humanitária. Exige do ser humano que se torne pessoa e tenha o coração voltado para o bem.

Temos leis humanas que nos garantem liberdade e igualdade, mas a fraternidade não pode ser imposta pela força da lei.

Assim sendo, surge como solução para o problema da Segurança a conscientização do valor e da prática da lei de Deus, os dez mandamentos, ou decálogo, como vem expresso na Bíblia. Aí estão as leis que produzem a fraternidade universal. Tem grande utilidade para nós neste século 21, século do avanço tecnológico. Eles nos dizem o que devemos fazer para trilhar o caminho da vida. São as dez palavras autênticas para a vida dos indivíduos e das sociedades.

Os dez mandamentos fazem parte da bagagem moral inserida no coração humano pelo Criador. É ‘lei natural’ sentida e admitida por todos os povos. As sociedades antigas já os haviam incorporado em seus estatutos sociais. Deus, porém, entregou estas normas de forma privilegiada, a um povo que Ele escolheu. Assim, no Monte Sinai entregou a Moisés as ‘Tábuas da Lei’ (cf. Êxodo 20, 1-17).

O mundo em que vivemos esquece Deus e o seu serviço, ou, ainda, se d’Ele se recorda, não é um Deus da vida, mas deus de vingança e violência. Precisamos reviver essas grandes verdades. O papa João Paulo II, visitando o Monte Sinai, em fevereiro do ano 2000 ,assim se expressou: “Os Dez Mandamentos não são imposição arbitrária de um Senhor tirânico. Eles foram escritos na pedra, mas, antes, foram escritos no coração do homem como lei moral universal, válida em todo o tempo e em todo o lugar. Hoje, como sempre, as dez palavras da lei oferecem a única base autêntica para a vida dos indivíduos, das sociedades e das nações. Hoje, como sempre, elas são o único futuro da família humana. Salvam o homem da força destrutiva do egoísmo, do ódio e da mentira. Evidenciam todas as falsas divindades que o reduzem à escravidão: o amor de si mesmo até a exclusão de Deus, a avidez do poder e do prazer que subverte a ordem da Justiça e degrada a nossa dignidade humana e a do nosso próximo… Observar os mandamentos significa ser fiéis a Deus, mas significa também ser fiéis a nós mesmos, à nossa autêntica natureza e às nossas mais profundas aspirações”.

Obedecer a lei de Deus é critério fundamental para seguir o caminho da vida e obter d’Ele a proteção. À medida em que uma sociedade os segue, realiza-se na Justiça, Justiça esta que tem como fruto a paz. Assim estará protegida. Mas, afastando-se da lei de Deus, a sociedade fica entregue à sua própria sorte e o resultado é o reinado da insegurança.

Diz a própria Bíblia: “O que confia no Senhor estará seguro” (Pv 29,26); confiar em Deus é praticar seus mandamentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;