Internacional Titulo
Saramago assina protesto contra guerra na Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 10:00
Compartilhar notícia


O escritor português José Saramago, prêmio Nobel de literatura 1998, lidera uma lista de centenas de pessoas e instituiçoes trabalhistas e estudantis que assinaram um documento de protesto contra a guerra na Iugoslávia, publicado nesta quinta-feira pelo jornal El País.

O manifesto, que ocupa uma página inteira, exige o fim da limpeza étnica de kosovares albaneses por parte das forças sérvias, dos bombardeios da Otan contra objetivos sérvios na Iugoslávia e a substituiçao de todas as forças militares na área por uma força de paz das Naçoes Unidas.

A Espanha participa com quatro caças F-18 e um Hércules da campanha da aliança contra a Iugoslávia, que começou em 24 de março. Também colabora na operaçao de ajuda aos kosovares albaneses, obrigados a abandonar suas casas e se refugiar em países vizinhos. Já recebeu 102 refugiados, que chegaram no último fim de semana, e espera para esta quinta-feira outros 105.

Uma pesquisa de opiniao publicada há duas semanas mostrou que a maioria dos espanhóis apóia a açao militar internacional contra as forças sérvias, embora milhares de pessoas tenham participado de diversos protestos de rua contra a guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;