Nacional Titulo
Estátua de Brigitte Bardot é arrancada por vândalos
Por
15/11/2005 | 08:28
Compartilhar notícia


Vândalos destruíram a estátua de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot que fica na Praia da Armação, em Búzios, região dos Lagos, batizada de ‘Orla Bardot’ em sua homenagem. Na madrugada desta segunda, eles amarraram uma corda na imagem e a arrastaram com um carro. Como era muito pesada – 160 quilos –, largaram-na no calçadão. A polícia investiga o caso.

Instalada na praia desde 1999, a estátua, obra da artista Cristina Mota, mostra a atriz com uma roupa que ela usou quando freqüentou Búzios, na década de 60. Ela aparece sentada em cima de uma mala. Nesta segunda, só era possível ver a mala, chumbada no chão. O corpo foi deixado mais adiante – provavelmente porque não foi possível carregá-lo –, com o braço direito quebrado. Em 2000, alunos de uma escola do município já haviam danificado a escultura com um explosivo, que abriu um buraco na estrutura de bronze.

O presidente da Associação Comercial de Búzios, Armando Ehrenfreund, lamentou que o ato de vandalismo tenha ocorrido às vésperas da chegada de uma delegação francesa, vinda de Saint-Tropez. Autoridades da área de turismo de lá virão a Búzios no dia 20 para conhecer o balneário. “Queríamos mostrar a estátua para que eles conhecessem nossa ligação com a França. É um constrangimento grande”, disse. “Isso é muito triste. Ela fazia parte de nossa paisagem. Todos estamos de luto.”

A estátua chamava a atenção dos turistas que passavam pela orla, que aproveitavam para posar ao lado da musa. Brigitte Bardot, então estrela maior do cinema francês, freqüentou Búzios no verão de 1964.

À época, a cidade era uma vila de pescadores, que não tinha água encanada, luz ou telefone. A atriz aproveitou para circular com liberdade pelas praias e conviver com os moradores.

Ficou encantada – tanto que incluiu as lembranças da temporada em sua biografia. A estada fez com que as belezas de Búzios fossem divulgadas em todo o mundo, atraindo uma grande quantidade de turistas – dos quais muitos escolheram a cidade para fixar residência.

A prefeitura suspeita que os vândalos sejam do mesmo grupo que, no início do ano, arrancaram todas as latas de lixo de duas ruas do centro e quebraram um quiosque.

A polícia irá chamar comerciantes da ‘Orla Bardot’ para tentar identificar os vândalos. A estátua está sendo reparada numa oficina da cidade. Em 20 dias, deverá estar pronta e de volta ao lugar. “Os culpados vão pagar muito caro por isso”, afirmou o prefeito Toninho Branco (PMDB), que registrou o caso na delegacia do município.

Sexy Appel – A atriz francesa Brigitte Bardot determinou de forma decisiva a imagem da mulher no início dos anos 60. Era considerada uma garota de aspecto natural com enorme sexy appel, misto de leviandade e ingenuidade.

Com cabelos loiros despenteados, lábios carnudos e grandes olhos escuros, Brigitte encarnou perfeitamente a mistura da ninfeta com a femme fatale.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;