Política Titulo
Consórcio comprará 16 carros para defesa civil
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/09/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


O Consórcio Intermunicipal vai adquirir 16 veículos que serão destinados às defesas civis das Prefeituras do Grande ABC. A entidade, mantida com recursos providos dos governos municipais da região, pretende despender R$ 700 mil para compra dos carros, além de aquisição de equipamentos para prevenção de catástrofes climáticas.

A compra pedida pelo Grupo de Trabalho Defesa Civil do órgão foi avalizada pelos prefeitos no fim do ano passado. A intenção do Consórcio é reforçar estrutura das administrações públicas para amenizar as consequências das chuvas do começo do ano. Segundo o secretário-executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, o recurso foi empenhado com economia na contração de empresa terceirizada para monitoramento do clima.

No primeiro semestre, o Consórcio fechou convênio com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo para utilizar o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo, pertencente ao DAEE. "Não vai comprometer o Orçamento do Consórcio porque era uma verba já projetada", disse Bresciani. A peça orçamentária da entidade gira em torno de R$ 4,6 milhões anuais.

Dos 16 veículos, serão oito carros de passeio e oito vans, que serão cedidas às prefeituras por meio de termo de concessão temporária. Os veículos serão equipados com lanternas especiais para neblina, desembaçadores e terão de ser zero-quilômetro. Contarão também com algumas regalias, como ar-condicionado e rádio MP3, conforme previsto no edital.

Bresciani afirmou que as especificações técnicas foram pedidas pelos integrantes do GT de Defesa Civil e que foram aceitas pelos prefeitos. O secretário-geral do Consórcio não entende que as exigências possam direcionar a licitação.

As propostas foram recolhidas até quinta-feira e estão sendo analisadas por uma comissão da entidade. As ofertas com menor preço e que atendam todos os requisitos pedidos no edital serão vencedoras. Ainda não há previsão para anúncio dos ganhadores do certame, porque há possibilidade de recurso às empresas perdedoras.

Atualmente, a frota do Consórcio conta com somente dois carros: um utilizado por funcionários do próprio órgão e uma van, destinada ao projeto Casa Abrigo.

 

EQUIPAMENTOS

Além dos carros, a entidade vai comprar equipamentos de comunicação e prevenção de acidentes de intempéries. Serão notebooks, projetores e câmeras fotográficas, que ficarão à disposição dos funcionários das defesas civis das prefeituras. O Consórcio vai adquirir também geradores, detector de gases, motosserra e máscaras de proteção.

O pacote está incluso na verba destinada à compra dos veículos. "Não vamos ultrapassar o limite estipulado", garantiu Bresciani. O edital já foi lançado e as propostas deverão ser entregues até o dia 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;