D+ Titulo
Ainda dá tempo!
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
07/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Faltam dois meses e meio para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tempo parece curto, mas, segundo especialistas, ainda dá tempo de se preparar bem para a prova. Basta se organizar. Não sabe por onde começar?

Mateus Prado, educador e colunista do Diário, indica que o ideal é fazer os exercícios dos últimos dois anos. As quatro versões de provas - duas em 2009 e duas em 2010 - são facilmente encontradas na internet. Não adianta pegar as questões anteriores a esse período, pois o exame era diferente. "Ao fazer as provas, você vai descobrir melhor suas dificuldades", diz Mateus, também presidente do Instituto Henfil.

É importante pesquisar a quais conteúdos os exercícios que mais errou estão relacionados. Dessa forma, consegue focar os estudos nos temas que menos manja. Também não vale a pena perder muito tempo com assuntos que já domina.

Motivo de reclamação de muitos são os longos textos das questões. Aí, não tem jeito. Para sofrer menos é necessário ter hábito de leitura, adquirido ao longo do tempo. O bom é que não precisa temer as pegadinhas: nenhuma das 180 perguntas as têm. Elas são proibidas no Enem, da mesma forma que não existe uma alternativa que anule as outras.

SERVE PARA... - Muita gente tem dúvidas sobre para que de fato serve o Enem. Apenas quem faz a prova pode disputar vaga em universidades públicas federais e algumas estaduais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A novidade é que, a partir de 2012, o exame deve acontecer duas vezes por ano. A primeira está prevista para os dias 28 e 29 de abril. Desse modo, as vagas do meio do ano serão melhores aproveitadas.

O mesmo vale para concorrer a bolsas integrais ou parciais do ProUni (Programa Universidade Para Todos) para estudar em instituições pagas. Nesse caso, também é preciso ter feito Ensino Médio na rede pública ou ter sido bolsista na particular. E a partir de agora o Enem também é obrigatório para quem deseja pedir o Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

 

- O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio- nais) é o responsável pelo Enem. No www.enem.inep.gov.br há informações sobre o que cai na prova e as questões com gabarito das edições de 2009 e 2010. Pelo site você também acompanha a inscrição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;