Cultura & Lazer Titulo Crítica
Black Sabbath se despede do Brasil com show apoteótico

Veterana banda britânica tocou domingo, em São Paulo, para cerca de 68 mil pessoas

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
06/12/2016 | 06:48
Compartilhar notícia


Três anos após sua primeira visita ao Brasil com Ozzy Osbourne, cantor da formação original, o Black Sabbath retornou ao País com a turnê The End, que coloca fim a uma carreira que teve início nos anos 1960.
A banda se apresentou no último domingo, em São Paulo, e disse adeus ao Brasil diante de quase 70 mil pessoas que não arredaram o pé do Morumbi mesmo com forte chuva.Ozzy, Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (contrabaixo), ao lado do competente baterista Tommy Clufetos e do tecladista Adam Wakeman – que não são da formação clássica –, iniciaram o show de uma hora e 40 minutos com a pesada Black Sabbath.
Crianças junto de papais com lágrimas nos olhos não faltaram no espetáculo. Ozzy esbanjou simpatia o tempo todo do alto de seus 68 anos. Cantou até trecho de Singing in The Rain – famosa pela interpretação de Gene Kelly –, por conta da chuva. Fica claro que os tons agudos dos anos 1970 ele não alcança mais. Mas quem se importa?
A guitarra de Iommi segue poderosa, imponente. Fica clara em temas como de Into The Void a razão de ser considerado o criador do heavy metal. Consegue soar como nenhum outro, com riffs e solos brilhantes. Ao lado do contrabaixo de Butler é o casamento perfeito.
Sem fogos de artifício nem grande tecnologia, o Black Sabbath dispensou as faixas do último disco, e devastou o local com clássicos como Fairies Wear Boots,War Pigs, N.I.B.e Snowblind. Grata surpresa a inclusão de After Forever.
Se é mesmo o fim da banda ainda é cedo para dizer. Iommi, cujo câncer linfático – tratado desde 2012 – está em processo de remissão, parece ter gás, assim como seus amigos de palco, para muitas outras turnês. O tempo dirá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;