Política Titulo
Democracia Socialista lança oposição a Genoino na eleição do PT
Por Do Diário OnLine
Com Agências
24/04/2005 | 17:02
Compartilhar notícia


A DS (Democracia Socialista), uma das principais correntes de esquerda do PT, lançou, no sábado, a candidatura de Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre (RS), à presidência do partido. Pont vai disputar o cargo com José Genoino, preferido do Campo Majoritário — união de correntes a qual está ligado o presidente Lula. Genoino tentará a reeleição.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 200 pessoas num hotel na capital paulista, a DS também reafirmou o teor da "Carta aos petistas" divulgada no dia 28 de janeiro, no Fórum Social Mundial. Sem descrição, a corrente criticou novamente a condução da política econômica do governo, pediu a saída do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e a troca, imediata, do ministro da Previdência, Romero Jucá, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Já é a segunda vez em menos de 15 dias que a DS lança uma candidatura para disputar uma vaga que será ocupada somente em setembro — data prevista para as eleições internas do partido. A primeira candidatura lançado foi a da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ela foi escolhida para representar o Movimento PT — corrente moderada que se situa mais à esquerda do campo majoritário. Apesar de apoiar o presidente, esta corrente tem uma postura mais crítica em relação à política econômica.

Na última semana, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, chegou a pedir união das correntes para reeleger o atual presidente do PT, José Genoino. No entanto, o pedido foi ignorado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;