Política Titulo
Ex-reitor da Unicamp vai comandar a UFABC
Por Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
08/10/2005 | 08:47
Compartilhar notícia


Será publicada neste sábado no Diário Oficial da União a nomeação do reitor e vice-reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), cujas aulas estão previstas para ter início no primeiro semestre de 2006. O engenheiro Hermano Medeiros Ferreira Tavares, que trabalhou como reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de 1998 a 2002, foi o nome escolhido para assumir a reitoria da nova instituição pública de ensino superior.

O vice-reitor será o atual presidente da comissão que formata o modelo da universidade com sede em Santo André, o professor e engenheiro Luiz Bevilacqua, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Junto com a nomeação, o MEC (Ministério da Educação) informa que publica edital no próximo dia 17 que vai abrir as inscrições para o concurso que vai escolher o anteprojeto de arquitetura de construção do campus, que será erguido na avenida dos Estados.

Nesta segunda e terça-feira, a comissão que elabora o modelo da UFABC se reúne em Santo André já tendo no comando o novo reitor. Hermano Tavares, paraibano de Patos, se formou em meados da década de 60 em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) de São José dos Campos. Trabalhou no ITA e nas universidades federais da Paraíba e Pernambuco, além de ter atuado na Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos.

Ele assumiu a reitoria da Unicamp em março de 1998 e sua gestão foi marcada pelo incremento do setor de pesquisa tecnológica da instituição. Segundo Luiz Bevilacqua, presidente da comissão da UFABC e que assumirá o cargo de vice-reitor, a nomeação de Tavares é bem-vinda. "Foram vários os nomes sugeridos, mas Hermano como administrador fez muito pela comunidade acadêmica e científica. Sua escolha também é baseada pelo bom trabalho que desenvolveu na Unicamp. O fato dele ser engenheiro também influenciou na escolha, pois a universidade terá viés voltado para a tecnologia."

Bevilacqua também ressalta que o reitor tem o perfil certo para assumir o projeto inovador proposto para a universidade federal da região. Como é sabido, o MEC quer desenvolver novas tecnologias em áreas estratégicas para o governo, fazendo assim com que o país tenha maior controle das áreas que considera prioritárias, como o desenvolvimento de movas matrizes energéticas e tecnologia voltada para o meio ambiente. "Como já disse em outras ocasiões, não queríamos um formato conservador para a universidade, pois se assim quiséssemos, bastaria copiar o modelo de outra instituição e adaptar ao ABC", afirma.

Projeto – O concurso para a escolha do projeto arquitetônico da UFAB será feito em parceria entre a Secretaria de Educação Superior do MEC e o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). As regras ainda não foram informadas, mas a previsão é de que uma comissão julgue o melhor trabalho, que deverá ser divulgado no dia 21 de dezembro. O vencedor deverá receber prêmio em dinheiro.

Quanto ao vestibular da UFABC, a comissão que formata a instituição deve divulgar na próxima semana a data prevista, bem como se dará a contratação de professores. As primeiras turmas devem iniciar as aulas no primeiro semestre de 2006 em prédio provisório a ser alugado pelo MEC. Todo aluno vai cursar o ciclo básico, de três anos, e depois fará a especialização que desejar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;