Esportes Titulo
Vôlei: Banespa/São Bernardo conclui peneira
Das Agências
14/12/2005 | 15:45
Compartilhar notícia


Depois de dois dias e meio de avaliações, os técnicos do Banespa/São Bernardo conseguiram escolher, entre os cerca de 1,3 mil garotos que se submeteram à mais tradicional peneira do voleibol nacional, os 15 atletas que comporão, em 2006, as equipes de base do clube.

Os teste começaram em novembro, com as pré-peneiras, um projeto inédito em pareceria com o Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em quatro cidades do interior. De cada pré-peneira foram escolhidos os 10 melhores, que puderam participar da etapa final de seleção, em São Bernardo, sede do clube, na segunda e terça-feira. Nesse dois dias, 533 brigaram pelas vagas para as equipes infanto-juvenil e juvenil.

Vieram garotos de 15 estados do país, mais o Distrito Federal. Foram representadas 89 cidades, das quais saíram os futuros atletas do clube. Eles poderão treinar, a partir do próximo ano, numa das estruturas mais apropriadas do esporte brasileiro, com acompanhamento escolar, psicológico, médico e podendo chegar à categoria principal do atual campeão da Superliga, o principal campeonato de vôlei do Brasil.

Para o técnico das categorias menores, Alexandre Stanzioni, o nível dos jogadores que tentaram a sorte foi satisfatório. "Se compararmos com a peneira de 2004, a de 2005 foi melhor. Não apareceu nenhum bam-bam-bam, mas no geral houve um equilíbrio entre os participantes", afirmou. Para escolher os jogadores juvenis, Stanzioni teve mais dificuldade. "Veio muito pouco garoto juvenil. Nessa idade, quem é bom já está jogando até a Superliga. Precisaremos contratar, pois não apareceu muita coisa na peneira", lamentou.

Já para o infanto-juvenil, Stanzioni não escondeu a satisfação. "O infanto já está bem melhor em termos de peneira. Vieram garotos mais altos, alguns atacantes de meio apareceram para suprir o que a equipe vai precisar para o próximo ano." Porém, apesar do biótipo favorável, o treinador vê uma carência de melhores condições física e técnica. "Tecnicamente eles estão um pouco fracos e fisicamente dá para vislumbrar a possibilidade de desenvolvimento", avaliou, contando que um garoto nascido em 1992 foi indicado para outro clube, de Santa Catarina, por ser muito jovem, para se aprimorar e poder retornar ao Banespa/São Bernardo no final de 2006.

Entre os selecionados, o Banespa / São Bernardo ganhou mais um jovem gigante. Tarcísio Zanata, 18 anos, e 2m03, foi aprovado para a categoria juvenil e tem todos os motivos para comemorar. "No ano passado não vim fazer a peneira porque fui prestar vestibular, e não passei, mas não me arrependo. O meu irmão veio e passou", contou o garoto que é irmão mais velho de Renan Zanata, aprovado na peneira de 2004. "Tinha muita vontade de jogar aqui. A estrutura é muito boa, e todos são como uma verdadeira família. Vejo como meu irmão é tratado. Como já irei para a categoria juvenil, pretendo fazer um bom trabalho para ser aproveitado no adulto", planejou.

O levantador Gulit de Pádua Adolpho, veio da pré-peneira de Ribeirão Preto, realizada juntamente com o Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os selecionados se apresentam para começar os treinos em fevereiro.

"Fiquei muito surpreso. Estava nervoso, ansioso e primeiro, fiquei mais preocupado com o desempenho dos outros levantadores que estavam concorrendo. Depois pensei que deveria esquecer os outros e mostrar o que eu sabia", disse Gulit. Para ele, ter sido avaliado anteriormente na pré-peneira foi uma vantagem. "Eles puderam ver mais o meu jogo. Para mim, ter sido aprovado através do Programa Escola da Família, é um incentivo a mais para os outros garotos. Muitos não acreditam e não sabem a grandeza de conseguir estar em um clube como o Banespa / São Bernardo."

Os aprovados foram os seguintes:

Robvan Luiz Nunes - São Paulo (SP)
Vinícius Canale - Jundiaí (SP)
Walace Leandro de Souza - São Paulo (SP)
Tarcísio Zanata Buiatti - Uberlândia (MG)
Thiago José Welter - Joinville (SC)
Eduardo Felipe Broedo - Maringá (PR)
Gian Felipe de Moraes - Curitiba (PR)
Athos Ferreira Costa - Piracicaba (SP)
André Pizzi Pinheiro - Maringá (SP)
Martinho de Miguel Neto - Itapema (SC)
Anderson de Almeida Ventura - São Paulo (SP)
Elder Coutinho - Curitiba (PR)
Vinícius Alves dos Santos - Guarulhos (SP)
Felipe Cruz - São Paulo (SP)
Gulit de Pádua Adolpho - Ribeirão Preto (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;