Memória Titulo
O quebra-cabeça de Antonia Breda Boralli
Ademir Medici
22/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na São Bernardo de antigamente, vencido o período da colonização – em que todos plantavam, caçavam, faziam carvão e mucutas –, os moços iam para as fábricas de móveis e as moças, para as tecelagens: os moços jogavam bocha, mora e futebol; as moças caprichavam em trabalhos manuais, preparando os enxovais de casamento e dos filhos.

As mais caprichosas faziam desenhos como este apresentado por Memória.

O jogo da mora era divertidíssimo. Qualquer dia a gente explica como era. E havia o jogo do queijo, que também vamos contar.

Neste terceiro dia da Semana São Bernardo 2016, um exercício para vocês: que desenho é este da seleção de imagens apresentadas? Vão pensando que depois a gente conta.

Bem, estamos na casa da dona Antonia Breda Boralli – e os Boralli são outra família de imigrantes italianos fundadora da Linha Jurubatuba. Os Boralli tinham casa e colônia no bairro Cooperativa, onde se estabeleceram as primeiras famílias de imigrantes japoneses que formaram o Mizuho (Abundância).

Dona Antonia tem 90 anos – vai fazer 91 em novembro. É filha do inspirador da Semana São Bernardo 2016, Giovanni Breda. Dona Antonia nos recebeu com muito carinho. Falou dos pais, dos irmãos, do marido, dos sogros, dos filhos. Com as filhas Nadir e Margarida (a Pipe), dona Antonia contabilizou o número de netos (11) e de bisnetos (oito).

Vamos aos nomes:

Os pais, Giovanni Breda e Thereza Angioletti. E aqui está mais uma família italiana: os Angioletti chegaram ao Núcleo Colonial de São Bernardo em 1877 em companhia dos Medici, antepassados deste repórter.

Giovanni e Thereza tiveram oito filhos, que se casaram com outros filhos de imigrantes e com uma moça nascida e criada no Alvarenga, a Célia, mãe da Cecília Breda, que nos apresentou a tia Antonia. Vamos à escadinha de irmãos de dona Antonia:

Verônica (olhos azuis, cativantes), casada com Oscar Wunderlick, filho de alemães, orquidófilo, laurista roxo, liderança política de respeito.

José, o Bepe, casado com Lúcia Casa – e os Casa formam outra família de origem italiana, antepassados da Marisa Letícia, a batateira Letícia, mulher do Lula, que infelizmente não usa o ‘Casa’ do pai nem o ‘Rocco’ da mãe, apesar da cidadania italiana conquistada.

Angelo, casado com Lidia Secol – os Secol, igualmente italianos, antepassados do Tarcisio candidato a prefeito.

João, casado com Célia Alves, de antiga família do Alvarenga.

Amélia, casada com o Tonin Dellabarba – os Dellabarba, igualmente italianos.

Davi, casado com Augusta Franchini – Franchini, origem italiana.

Maria, casada com Alberto Bof – Bof também italiano, ele, Alberto, músico, integrante do conjunto Componentes da Alvorada.

Durante sete anos seguidos os Componentes da Alvorada saíram fazendo serenatas na virada de um ano para o outro, cantando “Adeus ano velho, feliz ano novo...’, de casa em casa nesta Linha Jurubatuba já então bairro Assunção.

E O DESENHO?

Pois é, o desenho. Não esquecemos. Mas como o espaço terminou, a gente conta amanhã. Vão pensando.

Em 22 de agosto de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a esquadra alemã sai para o alto mar.

1966 – Fundado o Rotary Clube São Caetano Oeste

1976 – Em acidente da Via Dutra, morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

São Caetano inaugura a nova Avenida Goiás, com o nome de Avenida São Caetano Di Thiene.

Nota – O novo nome da avenida não seria aprovado pela Câmara Municipal. E a Goiás, com repetidas obras pelas décadas seguintes, preserva o nome tradicional.

Diário há 30 anos

Sábado, 16 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6213

São Bernardo – Às vésperas de mais um aniversário oficial de São Bernardo, a jornalista Claudete Reinhart, em sua coluna Encontro, acolhia trovas do poeta Luiz Máximo de Souza:

Quatro séculos de vida, 33 anos de glória, é São Bernardo querida escrevendo a sua história.

Nota – Em 1986, a cidade celebrava 433 anos, reportando-se à fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo, de 1553.

Aron Galante inaugura outra placa do poeta, comprovando que a cultura continua em sua meta.

Nota – Galante era o prefeito de São Bernardo em 1986.

Legou Lobato à criança, da nossa Pátria querida: lindas canções de esperança, lindas histórias de vida.

Nota – A Prefeitura de São Bernardo inaugurava obras de reforma da Biblioteca Monteiro Lobato. Esta, 30 anos depois, continua em obras, agora de ampliação entre as ruas Jurubatuba, Dr. Flaquer e Avenida Faria Lima.

Respondendo às trovas recebidas, Claudete também compõe:

Este Encontro se sublima e faz versos (como ousa?), pois este assunto de rima é com Luiz Máximo de Souza.

Hoje

Dia do Folclore (instituído no Brasil em 1965)

Dia do Supervisor Educacional.

Santos do Dia

São Filipe Benício (Itália 1233-1285). Professor e diretor-geral da Ordem dos Sevitas. Sua pregação talentosa e eficiente trouxe frutos benéficos para a Ordem e para a Igreja.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Maria Regina ou Senhora Rainha

André de Fiésole

Fabriciano

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Araraquara, Arco-Íris, Brodósqui, Inúbia Paulista e Taquaral.

Araraquara. Elevado à freguesia em 22 de agosto de 1817.

Arco-Íris. Elevado a município em 1993, quando se separa de Tupã.

Brodósqui. Elevado a município em 22 de agosto de 1913, quando se separa de Batatais.

Inúbia Paulista. Elevado a município em 1959, quando se separa de Lucélia.

Taquaral. Elevado a município em 1993, quando se separa de Pitangueiras, na região de Jaboticabal.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 22 de agosto: Aveiro (Pará), Cajazeiras (Paraíba), Canapi (Alagoas), Caracol (Piauí), Cocal (Piauí), Colatina (Eespírito Santo), Inhapi (Alagoas), Itororó (Bahia), Linhares (Espírito Santo) e Sítio D’Abadia (Goiás).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;