Internacional Titulo
EUA apontam falhas no relatório do Iraque, diz jornal
Do Diário OnLine
13/12/2002 | 12:46
Compartilhar notícia


Uma avaliação preliminar das autoridades norte-americanas apontou que o Iraque omitiu informações importantes sobre seu arsenal de armas, segundo o jornal The New York Times.

De acordo com funcionários dos Estados Unidos, que pediram anonimato, o documento não fala nada sobre lotes de armas químicas e biológicas, como 550 foguetes de gás mostarda, que os inspetores da ONU já tinham conhecimento até 1998, quando os técnicos eram permitidos a trabalhar no Iraque.

Os Estados Unidos lideram o grupo de países que querem atacar o Iraque, caso se comprove o desenvolvimento de armas de destruição de massa no país. Críticos consideram as possíveis falhas no relatório como uma desculpa para a ação.

O secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, afirmou na terça-feira que a análise do relatório de armamentos entregue pelo Iraque à Organização das Nações Unidas (ONU) poderá levar semanas. “Creio que não devemos prejulgar. É preciso ser paciente. Isso levará dias, semanas, até que seja examinado e avaliado”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;