Internacional Titulo
Fujimori diz que nao tem dinheiro no exterior
Das Agências
29/12/2000 | 11:00
Compartilhar notícia


O ex-presidente peruano Alberto Fujimori negou categoricamente as acusaçoes segundo as quais possuiria US$ 18 milhoes em contas bancárias secretas, em um novo artigo publicado pelo jornal japonês Yomiuri Shimbun.

``Incrivelmente, apesar de tudo, ninguém até hoje foi capaz de apresentar uma mínima prova sequer da existência dessas contas', escreveu o ex-presidente, que se encontra residindo no Japao, no terceiro artigo de um total de quatro que serao publicados.

``Na realidade, as autoridades suiças descartaram a idéia de que existem contas bancárias secretas em nome de Fujimori ou familiares seus', assinalou o ex-presidente.

O primeiro-ministro peruano, Javier Pérez de Cuellar, ex-secretário-geral das Naçoes Unidas, afirmou que nao havia provas de que Fujimori possui dinheiro em bancos japoneses ou estrangeiros, recordou o ex-presidente.

``Talvez a intençao fosse simplesmente construir uma imagem de ditador corrupto e cúmplice de Montesinos e assim destruir-me politicamente', acrescentou.

As acusaçoes de corrupçao contra o ex-chefe dos serviços secretos peruanos, o hoje foragido Vladimiro Montesinos, foram difundidas pela imprensa internacional em setembro passado, quando o polêmico terceiro mandato de Fujimori estava em crise.

``Mas, evidentemente, estes US$ 18 milhoes nao sao reais e sim imaginários, uma falsificaçao fruto do ódio político e de represálias, ou da rede do próprio Montesinos'.

A oposiçao, atualmente no poder no Peru, tentou justificar essa posse de dinheiro ilícito, escreve Fujimori no jornal japonês de maior tiragem.

``Esta classe política foi envergonhada por um presidente peruano obrigado a renunciar no estrangeiro devido a perseguiçoes políticas e ameaças de morte, e por isso surgiu a necessidade de semear dúvidas sobre sua honra', concluiu Fujimori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;