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Kombi ganha novo motor
Por Anelisa Lopes
Enviada a São Carlos
14/12/2005 | 09:10
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A partir de janeiro, a Kombi, primeiro veículo fabricado pela Volkswagen no Brasil, desde a década de 50, passará a ter motor 1.4 Total Flex arrefecido a água.

Segundo a montadora, o propulsor é 25% mais potente e 30% mais econômico que o antecessor refrigerado a ar. Para conservar o volume de vendas, a VW manteve o preço do veículo, que começa em R$ 36.192 na versão furgão.

A mudança teve como principal objetivo a diminuição de emissão de gases poluentes, que foi reduzida em 50%, e de a de custo operacional. Outra preocupação da marca foi manter a mesma capacidade de transporte de carga.

Em relação ao desempenho, o 1.4 8V Total Flex desenvolve potência de 78 cavalos a 4.800 giros e torque de 12,5 mkgf a 3.500 rpm com gasolina. Só com álcool, ele atinge 80 cv e torque de 12,7 mkgf nas mesmas rotações. Para comparar, o antigo motor boxer 1.6 a ar produzia 58 cv na versão a gasolina e 67 cv na versão a álcool.

A Kombi passou por pequenas modificações visuais, como a grade dianteira que envolve o radiador, em razão do motor arrefecido a água. Na traseira, a tampa do porta-malas ostenta o logotipo Total Flex.

Para manter o tradicional capô vertical traseiro, a Kombi ganhou outra janela de acesso para o motor. Sob o tapete, ao lado do estepe, existe uma nova abertura que permite o alcance à parte alta do propulsor.

Na parte interna, há um novo painel de instrumentos, com mostradores agrupados em um único módulo e com iluminação em vermelho e números na cor branca.

Durante o percurso avaliado, uma das principais vantagens que a modificação trouxe foi a redução do ruído interno, proporcionando mais comodidade na cabine.

Segundo o motorista Paulo Jorge Ortiz, 49 anos, proprietário de uma Kombi ano 1996 desde 2002, o conforto é um dos pontos que merecia atenção especial. Ele decidiu comprar uma Kombi em razão do preço e pelo fato de a manutenção ser mais em conta.

"A principal vantagem da Kombi é o baixo custo para fazer consertos, mas poderia ser mais confortável. Além de não ter direção hidráulica, as pessoas não são transportadas com comodidade, pois o carro balança muito", conta.

Com a nova motorização, o utilitário continuará com as quatro versões oferecidas anteriormente no mercado, a Standard (acomoda nove passageiros), a Furgão (duas ou três pessoas), a Lotação (12 passageiros) e a Escolar (15 passageiros). O único opcional existente para modelo é o desembaçador do vidro traseiro, disponível somente na versão Standard.




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