Internacional Titulo
Rússia critica envolvimento dos EUA nas eleições de outros países
Do Diário OnLine
Com AFP
25/12/2004 | 15:41
Compartilhar notícia


A Rússia criticou o governo dos Estados Unidos neste sábado pelos "constantes comentários sobre eleições em outros países", o que considera como uma forma de ingerência nos "assuntos internos" de outros Estados.

Em comunicado divulgado neste sábado, um dia antes das eleições ucranianas, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou com certa ironia a relação dos EUA nos outros países. "Como explicar o fato de que, nestes últimos tempos, funcionários americanos têm dado constantemente palpites sobre o desenvolvimento de eleições em diversos países?", declarou.

"Tudo que se refere a eleições em Estados independentes integra questões internas, que devem ser resolvidas com a ajuda dos mecanismos legais existentes nestes países", acrescenta a nota.

Na opinião da chancelaria russa, "os funcionários americanos deveriam manter esta posição, não apenas sobre suas próprias eleições, como também sobre as de outras nações".

O governo de Moscou multiplicou os ataques verbais contra Washington nestas últimas semanas sobre a situação política na Ucrânia, país onde a Rússia denuncia uma manipulação ocidental, e principalmente americana, da oposição liderada pelo candidato Viktor Yushchenko, favorito na eleição presidencial deste domingo frente a seu adversário pró-russo Viktor Yanukovitch.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;