Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Prepare-se para sua entrevista
Por Cíntia Bortotto
07/09/2015 | 07:21
Compartilhar notícia


Com o mercado de trabalho passando por mudanças em época de crise econômica, conseguir uma oportunidade de entrevista de emprego pode ser um momento decisivo. Portanto, aproveite a chance. Como fazer para não cometer erros e estar bem preparado?

Minha primeira dica é: informe-se sobre a empresa. É importante saber sobre onde você quer trabalhar, quais as atividades que a companhia desempenha, seu histórico. Lembre-se de que não é apenas a empresa que está escolhendo você. Você também está fazendo uma escolha.

Outra dica importante é: fuja dos clichês. Muita gente, por exemplo, continua respondendo que é perfeccionista e ansioso quando lhe perguntam sobre defeitos. A repetição desse tipo de resposta em processos seletivos fez os recrutadores inovarem nas perguntas e formas de conduzir as entrevistas de emprego. Chega de diálogos ensaiados.

O fato é que não existem respostas certas ou erradas. Existem respostas mais adequadas ao cargo ao qual está sendo recrutado. Há também certo senso comum de respostas inadequadas, e é para esse aspecto que o candidato tem de se atentar.

A entrevista por competências é uma das técnicas utilizadas para buscar respostas consistentes e verdadeiras. Assim, quem realiza a entrevista invoca uma situação vivenciada pelo candidato no passado, pedindo a situação, a ação realizada e o resultado obtido. A melhor maneira de fugir dos clichês e frases decoradas é mencionar exemplos do dia a dia profissional.

Sempre que lhe fizerem uma pergunta delicada, quando se fala em defeitos, por exemplo diga a verdade, de forma educada. Demonstrar que você reconhece algo não desenvolvido e que está trabalhando para melhorá-lo pode demonstrar que sua capacidade de autoconhecimento é maior do que a média.

Fale sobre o que vem desenvolvendo e o que já conseguiu mudar, além de como fez seu plano de mudança. Isso demonstra consistência. Fale de maneira branda, para não assustar o entrevistador. Por exemplo, você pode ser uma pessoa desorganizada, mas você não precisa falar assim: “Nossa, eu preciso melhorar minha desorganização, todo mundo fala que eu sempre acabo me perdendo nos meus papéis”.

Agora, quando lhe perguntarem sobre coisas bacanas que você já desenvolveu, acho importante que você ressalte os conhecimentos e as competências desenvolvidas ao longo da sua carreira para responder à pergunta sobre suas qualidades sem cair no clichê. Por exemplo, posso agregar meu conhecimento no projeto X da empresa Y quando for implementar algo parecido na nova companhia, ou dizer que minha competência de liderança pode ajudar diante de equipe grande e complexa. Outra dica para finalizar é: tente mensurar seus resultados em números, para poder relatar de maneira palpável o diferencial que você acrescentou aos projetos nas empresas por onde passou.

Em sua entrevista, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;